Flamengo e Athletico Paranaense fazem, neste domingo, às 11h (de Brasília), a Supercopa do Brasil, que é o confronto entre os atuais campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. É um duelo rubro-negro que tem história. Essa será, por exemplo, a sexta vez em que os clubes se esbarram numa fase eliminatória. Mas o que chama atenção e ajuda um bocado a alimentar a rivalidade é o retrospecto recente: quatro desses encontros foram na atual década.
+ Do "cheirinho" à decisão: o que mudou no Athletico em sete meses
+ Flamengo mantém base e vai enfrentar um Athletico de cara nova
O Flamengo tem vantagem no histórico: levou a melhor sobre o rival paranaense três vezes - uma delas, a final da Copa do Brasil de 2013, valeu título. Mas no último confronto entre eles, no ano passado, o Furacão eliminou o time de Jorge Jesus em pleno Maracanã e, no fim, abocanhou a taça.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/j/d/8MrMZBSFehYQVi1CMYcg/fla-furacao.jpg)
— Foto: Tarso Moura / Infoesporte
- Sabíamos que seriam jogos difíceis (contra o Athletico em 2019), mas também sabíamos o que tínhamos que fazer para ganhar. Este ano esperamos pegar as partes que dão brecha e aproveitá-las bem. Eles tinham um estilo de jogo um tanto parecido com o nosso. Também era uma equipe de alta intensidade, bem posicionada. Isso causa dificuldades - comentou Everton Ribeiro, do Flamengo, nesta sexta-feira.
- É natural (que haja rivalidade) quando duas equipes grandes se enfrentam, mas da nossa parte é sadia, creio que também seja da parte deles. São equipes que conquistaram títulos. A gente vai respeitando o Flamengo, que tem um grande time e conquistou campeonatos importantes - afirmou Nikão, do Athletico.
Relembre os duelos eliminatórios entre Flamengo e Athletico:
Campeonato Brasileiro 1983 (semifinal)
- Ida: Flamengo 3 x 0 Athletico - Maracanã
- Volta: Athletico 2 x 0 Flamengo - Couto Pereira
Na época em que o Brasileirão ainda era dividido em fases, Flamengo e Athletico se enfrentaram pela semifinal em 1983, jogos de ida e volta. O Fla vivia os últimos suspiros do time de ouro que foi campeão mundial e tricampeão brasileiro. No primeiro jogo, Zico comandou o baile no Maracanã: 3 a 0, dois gols do Galinho e um do meia Vitor. Na volta, na partida que registrou até hoje o maior público da história do Couto Pereira, 67.391 assistiram à vitória do Athletico por 2 a 0. Mas não adiantou, já que o Flamengo se classificou.
Sul-Americana 2011 (segunda fase)
- Ida: Flamengo 1 x 0 Athletico - Engenhão
- Volta: Athletico 0 x 1 Flamengo - Arena da Baixada
Essa foi mais uma vitória do Flamengo sobre o Athletico em confrontos mata-mata. Na época em que os brasileiros ainda relutavam em dar importância à Sul-Americana, o Fla enfrentou o Furacão com Ronaldinho Gaúcho no banco de reservas nos dois jogos. Só que, em ambos, o Bruxo entrou e fez gol. O jogo de volta foi, inclusive, a primeira vitória do Flamengo sobre o adversário na Arena da Baixada em toda a história.
Copa do Brasil 2013 (final)
- Ida: Athletico 1 x 1 Flamengo - Durival Britto
- Volta: Flamengo 2 x 0 Athletico - Maracanã
Naquela que foi uma temporada fora da curva de Hernane Brocador, o Flamengo voltou a levar a melhor sobre o Athletico e ficou com o título da Copa do Brasil. Na ida, no Estádio Durival Britto, dois golaços deixaram a decisão empatada: Marcelo Cirino e Amaral marcaram. Após o jogo, Hernane prometeu que faria um gol na volta. E não deu outra. No Maracanã, os cariocas venceram com gols de Elias e Brocador e conquistaram a competição pela terceira vez em sua história.
Primeira Liga 2016 (semifinal)
- Athletico 1 x 0 Flamengo - Mario Helênio, Juiz de Fora
Flamengo e Athletico se enfrentaram pela extinta Primeira Liga em 2016, e o Furacão levou a melhor sobre o rival pela primeira vez em confrontos eliminatórios. A partida realizada em Juiz de Fora terminou 1 a 0 para os paranaenses, o gol marcado por Marcos Guilherme em um lindo chute de fora da área no segundo tempo. A equipe comandada por Paulo Autuori foi para a final, mas acabou derrotada pelo Fluminense.
Copa do Brasil 2019 (quartas de Final)
- Athletico 1 x 1 Flamengo - Arena da Baixada
- Flamengo 1 x 1 Athletico - Maracanã (Vitória do Furacão nos pênaltis por 3 a 1)
O Athletico voltou a comemorar uma classificação sobre o Flamengo no ano passado, naquele que foi o único fracasso de Jorge Jesus sob o comando do Fla até então. Com o português recém-chegado, as equipes empataram em 1 a 1 tanto na Arena da Baixada (gols de Gabigol e Léo Pereira) quanto no Maracanã (gols de Gabigol e Rony). Na disputa por pênaltis, o Furacão venceu por 3 a 1 e garantiu uma vaga nas semifinais. Terminou como campeão da competição e, por isso, joga a Supercopa neste sábado.