Flamengo venceu 80% dos jogos em que Gabigol marcou

O Campeonato Brasileiro de 2022 reafirma uma estatística que acompanha Gabriel desde sua chegada ao Flamengo . Sempre que tem gol do Gabigol o time se aproxima das vitórias e se afasta muito das derrotas.

Pode parecer elementar, mas as estatísticas são impressionantes e reforçam o poder de decisão do ídolo: o Flamengo venceu 80% dos jogos em que Gabriel marcou e tem 85,9% de aproveitamento em pontos.

No atual Brasileirão, o Flamengo venceu seis vezes, e Gabi fez gols em cinco destas vitórias. Na que não marcou, iniciou a jogada com passe de trivela para Matheuzinho, e Pedro finalizou na sequência, contra o Goiás.

Gabigol beija o escudo do Flamengo para comemorar o gol da vitória sobre o Santos — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
1 de 4 Gabigol beija o escudo do Flamengo para comemorar o gol da vitória sobre o Santos — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Gabigol beija o escudo do Flamengo para comemorar o gol da vitória sobre o Santos — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Abriu o placar nos jogos contra São Paulo (3 a 1) e América-MG (3 a 0) e fechou a conta diante de Fluminense (2 a 1), Cuiabá (2 a 0) e Santos (2 a 1). Veja abaixo:

No macro, números são ainda mais expressivos: apenas duas derrotas em 95 jogos

Se o recorte do atual Brasileiro mostra que o Flamengo venceu todos os jogos com gols ou participação de Gabigol, o número não perde força se levarmos em consideração toda a trajetória do artilheiro pelo clube.

Os 123 gols de Gabriel pelo Flamengo , que garantem a ele o posto de 14º maior goleador da história do clube , são distribuídos em 95 partidas .

Desse universo, o Flamengo só sofreu duas derrotas, ambas em jogos marcados por erros individuais grosseiros. Uma em 2020, na primeira partida com o São Paulo pelas quartas de final da Copa do Brasil. Hugo, aos 42 minutos da etapa final, tentou driblar Brenner na pequena área e levou gol bizarro. O Tricolor venceu por 2 a 1.

A outra sem dúvidas a mais dolorosa para os rubro-negros. Aquela em que Andreas falhou diante de Deyverson, e o resultado e a consequência todos sabem, na final da Libertadores de 2021.

Citadas as raras derrotas, atenção aos números positivos: o Flamengo venceu 76 dos 95 jogos com gol de Gabigol - 80% do total. O aproveitamento em pontos do Flamengo é de 86,9%. Conquistou 245 de 285 possíveis.

Três hat-tricks

Dentro dessas vitórias, Gabigol pôde pedir música três vezes. O mais recente dos "hat-tricks" foi contra o Santos, sua segunda maior vítima vestindo rubro-negro - são oito gols em sete confrontos.

Na Vila Belmiro, em 28 de agosto de 2021, calou dirigentes santistas que o provocavam com três gols na estreia de Andreas Pereira: 4 a 0.

Um mês antes, também como visitante, marcou outros três contra o Bahia, na Fonte Nova: 5 a 0.

O primeiro hat-trick foi registrado em 29 de fevereiro de 2020, nos 4 a 1 sobre a Cabofriense. Curiosamente em nenhum dos três jogos Gabi teve a oportunidade de celebrar com os fãs. Todos foram disputados durante o período em que o estádios estavam fechados.

"Dobletes" aos montes e o principal contra o River Plate

Se o brasileiro se acostumou a usar o inglês hat-trick para se referir a três gols num jogo, o espanhol doblete também tem conquistado seu espaço. Gabi não economizou em fazer bis no futebol brasileiro.

Vinte adversários sofreram dois gols de Gabigol numa só partida. São eles Bangu, Universidad Católica, Athletico-PR, Olimpia, ABC, Fluminense, Volta Redonda, LDU, Unión La Calera, Madureira, Santos, Palmeiras, River Plate, Grêmio, Vasco, Emelec, Goiás, Fortaleza, Madureira e Portuguesa.

Palmeiras e Olimpia levaram dobletes em duas partidas diferentes. Os paulistas no par de jogos entre os clubes no Brasileiro de 2019, e os paraguaios na Libertadores do ano passado, na ida e na volta das quartas de final.

O doblete mais famoso e festejado pelos rubro-negros feriu um rival que fala espanhol. Em 23 de novembro de 2019, no Peru, Gabigol pôs fim ao jejum de 38 anos sem títulos na Libertadores. Aos 43 e 46 minutos do segundo tempo, garantiu a virada na final contra o River Plate com dois gols históricos.

Gabigol comemora o "doblete" mais importante na passagem pelo Flamengo: a final da Libertadores de 2019 — Foto: Reuters
2 de 4 Gabigol comemora o "doblete" mais importante na passagem pelo Flamengo: a final da Libertadores de 2019 — Foto: Reuters

Gabigol comemora o "doblete" mais importante na passagem pelo Flamengo: a final da Libertadores de 2019 — Foto: Reuters

Então o rubro-negro já sabe: se tem gol do Gabigol, dificilmente tem derrota. É decisivo o camisa 9 da Gávea.

 — Foto: Reprodução
3 de 4 — Foto: Reprodução

— Foto: Reprodução

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

4 de 4

Fonte: Globo Esporte