Flamengo vai dividir semana de final do Carioca com a Libertadores pela 7ª vez; veja retrospecto

Depois de meses focado apenas em uma competição, chegou o momento em que a atenção começa a ser dividida. O Flamengo fará a estreia na Libertadores justamente entre os jogos de decisões do Carioca, algo que já aconteceu outras vezes no século. E qual é o retrospecto nesse cenário? O ge conferiu.

O Flamengo enfrenta o Nova Iguaçu pelo Carioca. Entre os dois jogos, viaja para Bogotá, na Colômbia, para enfrentar o Millonarios pela estreia na Libertadores.

Foram seis oportunidades em que o Flamengo teve um jogo de Libertadores entre as decisões do estadual. Em três, perdeu na competição internacional. Ganhou outras duas e empatou uma. O ponto positivo é que Rubro-Negro saiu campeão carioca em cinco das seis finais.

Flamengo foi campeão carioca em 2017 após vencer a Universidad Católica — Foto: Gilvan de Souza

Entre as decisões do estadual, o Flamengo viajou para jogar como visitante em três oportunidades: perdeu para o Defensor no Uruguai em 2007, ganhou do América-MEX em 2008 e perdeu para o Aucas no Equador em 2023. Além disso, ganhou da Universidad Católica em casa em 2017 e empatou com a LDU também no Maracanã em 2021.

Nestas condições, o Flamengo venceu o Carioca em 2007, 2008, 2014, 2017 e 2021. A exceção foi justamente na temporada passada, contra o Fluminense. Depois de abrir 2 a 0 de vantagem no estadual, o Flamengo estreou na Libertadores contra o Aucas e foi derrotado por 2 a 1. No jogo de volta, o Rubro-Negro foi superado pelo rival por 4 a 1 e foi vice-campeão.

Ceni segura Gabigol no Fla-Flu da final do Carioca de 2021 — Foto: André Durão

Além dessas seis oportunidades, há um cenário parecido, mas em decisão de turno. Em 2010, o Flamengo venceu o Vasco na semifinal da Taça Rio, depois foi até o Chile e perdeu da Universidad Católica por 2 a 0. E na decisão do turno, também levou 2 a 1 do Botafogo (o Alvinegro, como tinha conquistado também a Taça Guanabara naquele ano, foi campeão carioca sem uma final).

E em 2019 houve uma exceção à regra: o Flamengo conquistou o Carioca ao vencer o Vasco em dois jogos. Mas nesse período as partidas da Libertadores foram antes e depois das duas finais. Antes da decisão, o Rubro-Negro goleou o San José por 6 a 1 no Maracanã. E logo após ser campeão estadual, perdeu da LDU no Equador por 2 a 1.

Esse é o questionamento constante quando o time começa a dividir a atenção entre as competições. Em 2023, depois de ganhar do Fluminense, Vítor Pereira colocou um time alternativo contra o Aucas na altitude de Quito, no Equador. A derrota quase complicou a classificação em primeiro na fase de grupos e ganhou ainda mais peso após a virada histórica do Tricolor na final do Carioca. O técnico português foi demitido em seguida.

- Eu acredito que nessas duas primeiras partidas, a final do Campeonato Carioca e a primeira da Libertadores, o Tite vai usar o que ele tem de melhor. Porque essas duas partidas não são decisivas - disse Júnior.

2007: Flamengo Campeão Carioca

2008: Flamengo Campeão Carioca

2014: Flamengo Campeão Carioca

2017: Flamengo Campeão Carioca

2021: Flamengo Campeão Carioca

2023: Fluminense Campeão Carioca

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte