Flamengo vai contratar um lateral-direito? Entenda cenário

O Flamengo prioriza para 2024 a chegada de um meio-campista, de um lateral-esquerdo, de um zagueiro e também avalia a contratação de um ponta-direita para disputar posição com Luiz Araújo. Mas e a lateral direita? A janela de transferências definirá o comportamento rubro-negro em relação à posição.

Wesley é o lateral-direito que mais atuou em 2023 pelo Flamengo e também o que conseguiu maior valorização — Foto: Gilvan de Souza / CRF

O fim de 2023 mostrou que não há um titular definido . Wesley, dono da posição com Jorge Sampaoli, oscilou e perdeu a vaga após o quarto de jogo de Tite. Matheuzinho começou bem, iniciou seis partidas consecutivas, mas também caiu, apresentou problemas defensivos e foi para o banco nos últimos dois jogos. Varela, carta fora do baralho com a comissão técnica anterior, terminou o ano como titular contra Cuiabá e São Paulo.

Em comum está o fato de existirem possibilidades para os três deixarem o Flamengo na próxima janela, especialmente em relação aos dois primeiros.

O planejamento do Flamengo para a posição é o seguinte: se perder um dos três, agirá de imediato no mercado. Obviamente a diretoria não aguardará uma eventual baixa para se mexer. Se for aberta uma negociação para saída de Wesley, Matheuzinho ou Varela, o comando do futebol começa a trabalhar em cima dos nomes mapeados pelo departamento de scout.

Wesley se valoriza, e Matheuzinho volta a jogar

Wesley valorizou-se muito após um início bastante positivo, especialmente durante a gestão de Jorge Sampaoli. Foram 54 jogos, dois gols e uma assistência. No início do ano, mesmo sem ter atuado pelo profissional, recebeu proposta de empréstimo do Barcelona para jogar no Barça B. Durante a temporada, outras equipes europeias demonstraram interesse no atleta de 19 anos.

Os ingleses Brighton e Crystal Palace, ambos da Premier League, fizeram sondagens. O Palace, aliás, manifestou o interesse publicamente na voz de John Textor, proprietário do clube.

Uma das joias da base do Flamengo , Matheuzinho começou o ano como titular no Mundial de Clubes. Em meio à disputa pela posição com Varela no início do ano, o atleta de 23 anos sofreu fratura da tíbia da perna esquerda em clássico contra o Vasco. Ficou fora de 13 de março a 16 de agosto.

Como é jovem e já acumula 152 partidas como profissional do Flamengo , Matheuzinho é alvo frequente de sondagens.

Varela é quem menos jogou entre os três laterais-direitos. Mesmo sem nenhuma lesão grave no ano, atuou em apenas 21 partidas, 16 na condição de titular. Desde a chegada ao clube, no segundo semestre da temporada passada, não se firmou.

Apesar de não ter dado uma resposta técnica compatível com a expectativa, Varela é figura certa em praticamente todas as convocações para a seleção uruguaia e tem ao seu favor passagens pelo futebol europeu. Está em baixa, mas, a exemplo de seus dois concorrentes, tem mercado.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte