Flamengo usa retrospecto recente como lição para jogo decisivo contra o Fluminense; veja números

A final do Carioca de 2023 é o principal motivo dos "pés no chão" do Flamengo , que abriu, no último domingo, dois gols de vantagem na semifinal contra o Fluminense. Mas não é a única razão para o elenco se manter atento a uma eventual reviravolta. O retrospecto recente prova isso e tem sido citados nos bastidores.

- Serve de lição, com certeza. Mas também sabendo que estamos em um outro momento daquele do ano passado. Temos que focar esse ano. A gente sabe que não tem nada ganho, trata-se de Fla-Flu, de clássico, então vai ser um novo jogo - comentou Pedro, após a vitória no último sábado.

O título da Taça Guanabara deu ao Flamengo a vantagem de dois resultados com o mesmo saldo. Ou seja, com a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo, o Rubro-Negro, que ainda não sofreu gol com o elenco principal, precisaria levar três gols e não fazer nenhum para não se classificar.

Mas quantas vezes o Flamengo perdeu por pelo menos três gols de diferença em confrontos mata-mata? O Espião Estatístico colheu os dados: com a Geração de 2019, a segunda mais vitoriosa do clube, a reviravolta aconteceu em três oportunidades. A final do Carioca do ano passado não é o único fantasma para a base do atual elenco.

Na decisão do último estadual, o Flamengo de Vítor Pereira ganhou pelos mesmo 2 a 0 o Fla-Flu no jogo de ida, mas foi goleado por 4 a 1 no confronto de volta e viu o Fluminense de Fernando Diniz ser bicampeão carioca no Maracanã. Na ocasião, diferentemente deste ano, se o tricolor vencesse por dois gols de diferença a decisão seria nos pênaltis.

Uma situação parecida aconteceu em 2021 pela Copa do Brasil. Na semifinal contra o Athletico, as equipes empataram em 2 a 2 na Arena da Baixada e a decisão ficou para o Maracanã. Em uma noite para qualquer rubro-negro esquecer, o Flamengo de Renato Gaúcho perdeu por 3 a 0 em casa e foi eliminado.

Contra o Olimpia, na Libertadores 2023, o Flamengo foi eliminado após a derrota por 3 a 1 no Paraguai, mas com a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, a diferença não foi de pelo menos três gols.

Os números desde 2015, porém, trazem memórias positivas para o Flamengo - mesmo levando pelo menos três gols em um das partidas de mata-mata.

Em 2016, pela segunda fase da Sul-Americana, o Rubro-Negro se classificou contra o Figueirense por conta dos gols fora de casa que eram critérios de desempate na época. O Flamengo perdeu o primeiro jogo por 4 a 2, mas venceu o segundo por 3 a 1 em casa.

Em 2017, nas quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo eliminou o Santos também por conta dos gols fora de casa. O Rubro-Negro venceu por 2 a 0 em casa no primeiro jogo, e perdeu por 4 a 2 como visitante.

Vinicius Junior Flamengo x Fluminense Sul-Americana — Foto: Reprodução

Na Sul-Americana, também em 2017, o Flamengo passou pelo Fluminense com o agregado de 4 a 3. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0 o jogo de ida, e o jogo de volta terminou empatado por 3 a 3.

Analisando as últimas 10 temporadas, o retrospecto do Flamengo nos confrontos únicos em que levou pelo menos três gols não é positivo. São três eliminações.

Time do Flamengo no momento do terceiro gol do Al Hilal — Foto: REUTERS/Andrew Boyers

Na Taça Guanabara em 2017, o Fluminense foi campeão nos pênaltis depois do empate em 3 a 3 no tempo regulamentar. As outras eliminações aconteceram já com a Geração de 2019.

O Flamengo perdeu a Supercopa 2023 após a derrota por 4 a 3 em cima do Palmeiras. Pouco tempo depois, na semifinal do Mundial de Clubes, o Rubro-Negro foi eliminado pelo Al-Hilal por 3 a 2.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte