Flamengo terá pelo menos três folgas e oito sessões de treino na Data Fifa

O empate com o Fluminense foi o último jogo do Flamengo antes da paralisação para Data Fifa. O time volta a campo contra o Bragantino, no próximo dia 23. Serão pelo menos três folga e oito dias livres para treino neste período.

O elenco folga neste domingo e na segunda, e se reapresenta na tarde de terça-feira no Ninho do Urubu. Na quarta e no sábado, a atividade será pela manhã. Quinta e sexta, o treino será na parte da tarde, que é o horário preferido da comissão técnica.

Com Tite, a maioria dos treinos acontece no período da tarde por uma questão fisiológica. A comissão entende que o ideal são atividades realizadas em horários próximos ao dos jogos à noite. A instalação dos refletores torna possível que as atividades durem até mais tarde. Há dias que os atletas deixam o CT perto das 20h.

O próximo domingo será de folga para descanso dos atletas. Sem horários definidos ainda, a previsão é que os treinos de segunda a quarta da próxima semana sigam uma programação similar a desta semana.

Tite e Bruno Henrique em treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

O jogo contra o Bragantino será às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Ou seja, o Flamengo encerra a preparação na quarta e não terá a necessidade de concentração. A comissão técnica opta por concentrar em jogos que acontecem nos horários de 16h, 18h ou 18h30.

As semanas livres para treinos são raras no calendário do futebol brasileiro e, por isso, o planejamento é feito detalhadamente pela comissão técnica. Um dos objetivos é focar o tempo livre na recuperação física dos jogadores e implementar cada vez mais o ritmo de jogo de Tite.

Além disso, o Flamengo terá um bom período para recuperar os atletas que estão no departamento médico. David Luiz e Allan já iniciaram a transição física na última semana e darão continuidade ao tratamento de suas respectivas lesões: tornozelo direito e pé esquerdo.

Outro personagem que terá uma atenção especial é Gabigol, que foi expulso e não jogará contra o Bragantino, ou seja, só retorna a campo no dia 26, contra o América-MG. Em meio a isso, será um momento para a recuperação física do atacante, que tem feito trabalhos no CT e em casa.

Gabigol tem uma lesão de sobrecarga nos adutores, que já o acompanha há um tempo. Recentemente, Tannure afirmou que fará um procedimento no fim do ano com o atleta , caso as dores não se agravem até lá.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte