Enquanto busca reforçar o elenco, com a zaga e a lateral-esquerda como prioridades, e negocia a saída de outros jogadores, o Flamengo terá pela frente um início de temporada agitado e com muitas viagens.

O Rubro-Negro deve utilizar força máxima na primeira partida do Campeonato Carioca , enquanto atletas formados na base darão sequência à competição. Após o primeiro compromisso, que será disputado em Manaus, o plantel principal embarca para os Estados Unidos, onde disputará a pré-temporada, em Orlando.

"Viajamos dia 16 de janeiro para Manaus, joga dia 17 contra o Audax , e viajamos em 18 pela manhã para Orlando, chegando de tarde", disse Bruno Spindel, diretor executivo do clube, à FlaTV, antes destacar o objetivo dos jogos do Rubro-Negro fora do Rio de Janeiro no Carioca.

"É sempre importante estar próximo da Nação, da maior torcida do mundo. Em qualquer canto do Brasil nos sentimos em casa, sentimos o carinho do torcedor. É sempre muito especial. O Flamengo vai jogar em Manaus, João Pessoa, Natal e Belém. São praças que o Flamengo não vai usualmente e poderá estar próximo do torcedor", começou por dizer.

Na primeira rodada, no dia 17/1, o Flamengo encara o Audax, na Arena da Amazônia, em Manaus, no Amazonas. Em seguida, dia 21/1, terá o Nova Iguaçu no Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba. Outra partida fora do Rio será na quarta rodada, no dia 27/1, contra a Portuguesa , na Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Já nos Estados Unidos, a pré-temporada do Flamengo contará com alguns amistosos contra equipes da MLS . Para além do campo e bola, o clube pretende com a viagem a internacionalização da marca e a presença ao lado dos torcedores na América do Norte.

"Também vamos estar em pré-temporada, depois do jogo em Manaus, em Orlando (Estados Unidos). Se não me engano, um jogo com o Philadelphia Union , em Tampa, dia 21 de janeiro. Com o Orlando City , dia 27, em Orlando. Também levando o Flamengo para próximo dos torcedores que estão nos Estados Unidos. Levar a marca para um mercado tão grande como o americano", disse Spindel.

E a inscrição de De La Cruz?

Com a janela abrindo nesta quinta-feira (11), o Flamengo corre contra o tempo para ter De La Cruz já regularizado. No entanto, isto não é garantia que ele esteja presente em campo na partida contra o Audax, em Manaus, na estreia do Campeonato Carioca, no dia 17.

"Os trâmites do De La Cruz... A janela abre dia 11, vamos acelerar o máximo possível para dar condição de jogo a ele o quanto antes. Ele, como os outros atletas, está vindo de férias. A temporada dele terminou um pouco depois, dia 22 ou 23 de dezembro. Aí depois a questão de ser relacionado ou não é puramente do Tite e sua comissão, questão técnica. Com certeza na pré-temporada o Nico estará junto com todos."