O amistoso contra o Orlando City, anunciado oficialmente na última quinta-feira pela "FC Series", antiga "Florida Cup" , foi sinal de que o Flamengo já bateu o martelo de sua preparação para 2024. E de fato a programação está definida. Os jogadores se reapresentarão no dia 8 de janeiro, uma segunda-feira, às 14h no Ninho do Urubu, para dar início à pré-temporada.
Diferentemente de 2022, quando o clube foi alvo de críticas por ter dado 42 dias de férias ao elenco, este ano o recesso será mais curto, de um mês. Após o último jogo da temporada no Morumbi, os jogadores retornaram de São Paulo na madrugada de quinta-feira e iniciam o período de descanso e lazer a partir desta sexta. Até 7 de janeiro, serão 31 dias corridos para os atletas curtirem.
Na reapresentação, a pré-temporada rubro-negra será dividida em duas partes. Na primeira, Tite e sua comissão técnica terão 10 dias de treinos com o elenco no Ninho do Urubu. A segunda parte será nos Estados Unidos, para onde o Flamengo viajará em 18 de janeiro e ficará até o dia 30. O amistoso contra o Orlando City será no dia 27 no Camping World Stadium, em Orlando, com possibilidade de um segundo amistoso ou jogo-treino a ser marcado.
Como o Campeonato Carioca começa em 17 de janeiro, em meio à excursão pelos Estados Unidos, o clube precisou adaptar a sua logística. A ideia é estrear contra o Audax Rio na Arena da Amazônia, em Manaus, com força máxima, e de lá ir direto para Orlando para aproveitar que estará mais perto.
A segunda, terceira e quarta rodadas do Carioca serão com um time alternativo formado por garotos da base do Flamengo , que por sua vez já estará com o grupo principal nos Estados Unidos. Na volta ao Brasil, a ideia é ir direto para Belém, onde enfrentará o Sampaio Corrêa-RJ no dia 31 de janeiro ou 1º de fevereiro, no Estádio Mangueirão, pela quinta rodada. E só depois do jogo voltar ao Rio de Janeiro.
Com a classificação direta para a Conmebol Libertadores de 2024, por ter terminado o Campeonato Brasileiro dentro do G-4, o Flamengo não terá que acelerar a preparação caso tivesse que jogar a Pré-Libertadores em fevereiro. Como a fase de grupos do principal torneio do continente começa só em abril, o clube poderá se preparar com mais calma.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv