O Fluminense é, sem dúvidas, o rival local que tem dado mais trabalho ao Flamengo nos últimos anos. Nesta quinta-feira, porém, o Rubro-Negro pode encerrar uma temporada de supremacia sobre o adversário. Invicto contra o Flu em 2024, o Fla pode conseguir algo que não repete desde 2017, quando pela última vez terminou um ano sem derrotas no clássico.
O ano de 2017, aliás, reservou ótimas memórias ao torcedor rubro-negro. O único revés aconteceu na disputa de pênaltis que deu o título da Taça Guanabara ao Fluminense, no primeiro duelo do ano. O jogo, porém, terminou empatado em 3 a 3. Depois disso, o Flamengo levou o Campeonato Carioca com duas vitórias.
Os 2 a 1 do dia 7 de maio do ano em questão tiveram sabor ainda mais especial porque o Fluminense, desesperado para levar a partida para os pênaltis, colocou todos seus atletas de linha na área rubro-negra no último escanteio da finalíssima estadual, aos 50 minutos da etapa final. O volante equatoriano Orejuela, que estava no gol após expulsão de Diego Cavalieri, posicionou-se no círculo central na hora da cobrança.
A batida do compatriota Junior Sornoza não deu certo, Alex Muralha tirou de soco, Gabriel pegou a sobra e esticou em Rodinei, que partiu do seu campo em direção à área do Fluminense enquanto Orejuela corria para trás tentando se recompor debaixo da trave. Em vão. A disparada do lateral-direito durou sete segundos e terminou com um tiro certeiro. Flamengo campeão carioca 34 vezes e com requintes de crueldade . (veja os melhores momentos no vídeo que abre a matéria).
No Brasileiro de 2017, os times empataram duas vezes, por 2 a 2 e 1 a 1, mas ainda havia algo a se decidir naquela temporada. Os rivais tinham pela frente dois confrontos válidos pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, nos dias 25 de outubro e 1º de novembro.
No duelo de ida, o Flamengo venceu por 1 a 0, gol de Everton. No jogo de volta, o Fluminense chegou a abrir 3 a 1, mas os rubro-negros foram buscar o 3 a 3 com Felipe Vizeu e Willian Arão - Diego havia feito o primeiro em um golaço de falta.
Na atual temporada, foram quatro Fla-Flus, com três vitórias do Flamengo e um empate. O Rubro-Negro fez 2 a 0 na reta final da Taça Guanabara e depois eliminou o rival na semifinal com vitória pelo mesmo placar no jogo de ida, e uma igualdade sem gols no da volta. E no Brasileiro, superior durante os 90 minutos, fez 1 a 0 no Tricolor.
Todos os Fla-Flus desde 2017:
Campeonato Carioca
Campeonato Brasileiro
Copa Sul-Americana
Campeonato Carioca
Campeonato Brasileiro
Campeonato Carioca
Campeonato Brasileiro
Campeonato Carioca
Campeonato Brasileiro
Campeonato Carioca
Campeonato Brasileiro
Campeonato Carioca
Campeonato Brasileiro
Campeonato Carioca
Copa do Brasil
Campeonato Brasileiro
Campeonato Carioca
Campeonato Brasileiro
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv