Flamengo tem quatro dos sete convocados titulares em suas seleções 48h antes do Fla-Flu

O Flamengo montou um planejamento para ter a maioria de seus convocados à disposição no último treino para o Fla-Flu de quinta-feira, às 20h (de Brasília) no Maracanã, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas mesmo assim corre o risco de ter desfalques no clássico.

Dos sete convocados rubro-negros na Data Fifa, quatro foram titulares por suas seleções na noite desta terça, pela 10ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Ou seja, 48 horas antes do jogo contra o Fluminense, por isso preocupam para o clássico.

Gerson, Plata e Pulgar foram os que mais jogaram. O meia foi o único do trio que não foi substituído: atuou os 95 minutos da goleada do Brasil por 4 a 0 sobre o Peru no Mané Garrincha, em Brasília. Foi um dos destaques do time e ainda quase fez um gol (veja no vídeo acima) .

Plata saiu nos acréscimos do empate do Equador em 0 a 0 com o Uruguai, em Montevidéu, e jogou ao todo 96 minutos. Ele também já tinha sido titular no 0 a 0 com o Paraguai na última sexta, quando quase fez um gol (veja no vídeo acima) . Por sua vez, Pulgar foi substituído na reta final da goleada sofrida pelo Chile por 4 a 0 para a Colômbia, em Barranquilla, e ficou em campo 89 minutos.

O quarto e último rubro-negro titular foi Arrascaeta, que jogou só os 46 minutos do primeiro tempo contra o Equador e foi discreto (veja um lance no vídeo abaixo) , mas já tinha atuado a partida interida do Uruguai diante do Paraguai na sexta-feira. Nesta terça, ele saiu no intervalo e deu lugar a De la Cruz, que ficou em campo durante os 50 minutos do segundo tempo, também sem nenhum destaque.

Varela, do Uruguai, e Fabrício Bruno, do Brasil, não saíram do banco de reservas. O Flamengo fretou um avião para buscar o trio uruguaio e Plata em Montevidéu, e a dupla brasileira retornará com a Seleção para o Rio de Janeiro. O treino desta quarta foi marcado para a tarde para eles poderem participar. Só Pulgar, que é quem está mais longe, não conseguirá chegar a tempo de treinar.

Na Data Fifa anterior, Varela e Pulgar viveram situação parecida: eles jogaram na terça-feira a partida inteira por suas seleções, retornaram no dia seguinte e foram relacionados para enfrentar o Bahia na quinta, pela Copa do Brasil. Porém, por causa do desgaste, ambos ficaram no banco .

Gerson em ação pelo Brasil contra o Peru — Foto: Ettore Chiereguini / AGIF

Como não entraram em campo, Fabrício Bruno e Varela não preocupam e viram opções. Os demais serão reavaliados no Ninho do Urubu para saber quem tem condições de começar o Fla-Flu de quinta-feira ou quem será preservado de olho na semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians no domingo. Se os quatro que foram titulares virarem desfalques, os prováveis substitutos são Allan, Alcaraz e Michael (Plata tem sido reserva com Filipe Luís).

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte