O Flamengo se manifestou nas redes sociais em apoio a Vinicius Jr., após o atacante do Real Madrid ter supostamente sofrido racismo durante uma partida contra o Benfica, pela Uefa Champions League, no dia 17 de fevereiro. O clube, que revelou o jogador em 2017, destacou a importância da luta contra o racismo e a identidade de Vinicius Jr. em sua declaração.
“Racismo não é parte do jogo. Machuca. E não pode ser normalizado. Vini, você não está sozinho. A gente sente, a gente apoia, a gente está com você”, escreveu o Flamengo.
A manifestação ocorreu após um lance polêmico em que Vinicius Jr. marcou um golaço e se envolveu em uma discussão com o jogador argentino Prestianni, do Benfica. Durante a troca de ofensas, o atacante do Real Madrid acusou Prestianni de proferir ofensas racistas, o que levou à paralisação da partida por 10 minutos, seguindo o protocolo antirracista.
Nas redes sociais, Vinicius Jr. fez um desabafo, chamando Prestianni de covarde. “Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família”, afirmou o jogador.
Prestianni, por sua vez, negou ter feito qualquer ofensa racista e lamentou ter recebido ameaças de jogadores do Real Madrid durante o jogo. "Quero declarar que em nenhum momento dirigi insultos racistas ao jogador Vinicius Jr., que lamentavelmente interpretou mal o que acha que escutou. Jamais fui racista e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”, declarou.
O próximo compromisso do Real Madrid é contra o Osasuna, no dia 21 de fevereiro, às 14h30 (de Brasília), pela LaLiga. Em seguida, o time enfrentará o Benfica novamente, no dia 25 de fevereiro, às 17h (de Brasília), pela Champions League, e o Getafe no dia 2 de março, também pela LaLiga.