— É a quarta homenagem ao Arrasca este ano? Ainda vem mais umas quantas depois, nos próximos anos mais umas quantas... A declaração do diretor de futebol do Flamengo, José Boto, na última sexta-feira, no Ninho do Urubu, ecoa a importância de Arrascaeta para o clube. O dirigente português entregou ao meia uruguaio uma homenagem pelo recorde de assistências no Campeonato Brasileiro, mas suas palavras carregam um significado mais profundo.
O Contexto da Renovação
Arrascaeta, que possui contrato até o fim de 2026, precisa de uma extensão para que a afirmação de Boto sobre futuras homenagens faça sentido. Para isso, é imprescindível que as conversas sobre a renovação sejam retomadas. O jogador, aos 31 anos, expressa claramente seu desejo de continuar no Flamengo e encerrar sua carreira como ídolo. No primeiro semestre, ele e seu empresário iniciaram negociações, mas a diretoria pediu que apresentassem uma proposta. Arrascaeta sugeriu um novo contrato até 2028, com aumento salarial, mas a resposta foi negativa, uma vez que o clube priorizava outras questões.
A Temporada Brilhante de Arrascaeta
Neste ano, Arrascaeta tem se destacado como o maior artilheiro e garçom do Flamengo, acumulando 16 gols e 13 assistências. Com mais duas bolas na rede, ele se tornará o principal goleador da Era Filipe Luís, que teve início em outubro de 2024. O uruguaio já recebeu diversas homenagens em 2023, incluindo uma camisa pelo recorde de títulos na história do clube, um quadro pelos 300 jogos com o manto rubro-negro e uma batuta de maestro por superar a marca de 100 assistências pelo time.
Marcas e Desafios Futuros
Como mencionado por Boto, mais homenagens estão a caminho. Arrascaeta está próximo de alcançar marcas significativas: ele precisa de apenas 11 gols para fazer 100 pelo Flamengo, cinco para se tornar o maior artilheiro estrangeiro do clube, e dois para igualar sua melhor temporada artilheira, de 2019. Além disso, ele busca se tornar o maior goleador gringo do Campeonato Brasileiro, precisando de 14 gols para igualar Petkovic.
O Futuro em Aberto
Embora o inverno ainda predomine no Rio de Janeiro, as negociações entre Flamengo e Arrascaeta não devem esperar a chegada do calor para serem reativadas. A expectativa é que as conversas sejam retomadas na próxima Data FIFA, com a intenção de chegar a um acordo até dezembro, antes que o meia entre no último ano de seu contrato. O futuro de Arrascaeta no Flamengo continua em aberto, mas sua trajetória até aqui é um testemunho de sua importância e do carinho que a torcida nutre por ele.