O dia 13 de julho, de cara, talvez passe despercebido na cabeça do torcedor do Flamengo . No entanto, há exatos dois anos, nessa mesma data, dois jogadores fundamentais nas conquistas que o Rubro-Negro conseguiria em 2019 desembarcavam no Brasil.

Gerson e Pablo Marí, que já deixaram o clube, foram peças importantes para o técnico Jorge Jesus na obtenção do Campeonato Brasileiro e da Conmebol Libertadores daquele ano.

A data vem justamente um dia após a apresentação do técnico Renato Gaúcho . Nela, Marcos Braz e Bruno Spindel, vice de futebol e diretor executivo do Flamengo, respectivamente, falaram sobre a procura por reforços para qualificar o elenco do treinador e preencher lacunas.

Os três nomes citados pelo dirigente são dos atletas: Renato Augusto, do Beijing Guoan , Kenedy, do Chelsea , e Thiago Mendes, do Lyon .

"A situação do Renato não avançamos. Do Kenedy, dependemos da liberação do Chelsea e estamos tentando. O Thiago Mendes o Bruno está tentando incansavelmente com o Lyon. O Flamengo não vai comprar nenhum jogador", começou por afirmar Braz.

"O que pretendemos é trazer por empréstimo e, se possível, sem custo financeiro. Isso nos deixa frágil na negociação, muito diferente de outros momentos. Temos que ter paciência, muita resiliência, e não diminuímos o apetite em jogador classe A que nos vá ajudar", completou.

Desconhecido em 2019, o espanhol caiu rapidamente nas graças da torcida. Marí deixou o clube no início de 2020 rumo ao Arsenal e já viu três jogadores serem contratados: Gustavo Henrique, Léo Pereira e Bruno Viana. O trio ainda não emplacou e faz a saudade do espanhol ser ainda maior. A esperança rubro-negra é Renato Gaúcho.

O novo treinador chegou falando sobre o setor defensivo. Além de tirar Arão da defesa para o meio-campo, o treinador aposta em uma conversa pessoal com cada um. A intenção de Renato é dar confiança para o trio, que chegou cercado de muita expectativa e ainda não emplacou.

"Quando cheguei no Grêmio , o Arthur estava para ser emprestado para o Ceará . Segurei e deu no que deu. Se esses jogadores estão no Flamengo, é por que têm condições. Foram campeões. Com o grupo que o Flamengo tem, é trocar ideia com o jogador, gosto de passar muita confiança. Acho que é fundamental ter confiança do teu chefe. Vou conversar bastante, tenho visto as últimas partidas. Coisa de boa, coisa para corrigir. O importante é a conversa tête-à-tête que terei com os zagueiros".

Já Gerson, declarado torcedor do clube carioca, ficou mais tempo. Ao todo, dois anos vestindo a camisa do Flamengo e oito títulos conquistados. Deixou o Rubro-Negro para atuar pelo Olympique de Marselha .

Já com Renato Gaúcho no comando, o clube carioca faz a primeira partida das quartas de final da Libertadores nesta quarta-feira (14). Às 21h30, o Flamengo encara o Defensa y Justicia , na Argentina

A partida, que será disputada no Estádio Norberto 'Tito' Tomaghello a partir de 21h30 (horário de Brasília), terá transmissão AO VIVO e EXCLUSIVA na tela do FOX Sports . Você ainda acompanha todos os principais lances com vídeos em TEMPO REAL no ESPN.com.br .