Flamengo quebra recorde histórico de invencibilidade defensiva no Maracanã; saiba mais

O Flamengo comandado por Filipe Luís segue construindo marcas expressivas no Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, o Rubro-Negro alcançou a maior sequência sem sofrer gols em casa na era dos pontos corridos da competição.

De acordo com o levantamento do perfil “DataFut”, a equipe chegou a oito jogos consecutivos no Maracanã sem ser vazada, a melhor marca do clube desde 1971, superando a série de sete partidas invicto defensivamente registrada em 1997.

Nesta edição do torneio, o Flamengo sofreu apenas um gol como mandante ainda na primeira rodada, no empate em 1 a 1 com o Internacional. Já o recorde absoluto pertence ao Grêmio, que permaneceu 16 jogos sem sofrer gols entre 1972 e 1973.

Além do desempenho sólido dentro de casa, o Rubro-Negro também já ultrapassou seus próprios números defensivos em comparação com o ano passado. Em apenas 16 rodadas do Brasileirão 2025, o time carioca já soma 11 jogos sem ser vazado, superando as 10 partidas de 2024 em toda a temporada.

Esses números refletem uma equipe cada vez mais consistente na defesa sob o comando de Filipe Luís.

A eficiência defensiva do Flamengo também se destaca ofensivamente nas bolas paradas. Desde a chegada de Rodrigo Caio à comissão técnica, o time tem aproveitado ao máximo as jogadas aéreas. O gol de cabeça de Léo Ortiz diante do Atlético-MG foi o nono originado em bola parada nas últimas 15 partidas.

Veja os gols gerados por esse tipo de jogada:

Léo Ortiz, contra a LDU – Falta alçada na área (Libertadores – 15/05)

Danilo, contra o Botafogo-PB – Escanteio (Copa do Brasil – 21/05)

Arrascaeta, contra o Palmeiras – Pênalti (Brasileirão – 25/05)

Léo Pereira, contra o Deportivo Táchira – Escanteio (Libertadores – 28/05)

Danilo, contra o Chelsea – Escanteio (Mundial – 20/06)

Jorginho, contra o Bayern – Pênalti (Mundial – 29/06)

Pedro, contra o Fluminense – Escanteio (Brasileirão – 20/07)

Léo Pereira, contra o Red Bull Bragantino – Falta lateral (Brasileirão – 23/07)

Léo Ortiz, contra o Atlético-MG – Falta lateral (Brasileirão – 27/07)

O bom momento do sistema defensivo do Flamengo se reflete não apenas na solidez na proteção ao gol, mas também na eficácia ofensiva nas bolas paradas, um recurso decisivo nas vitórias recentes do clube.

Fonte: S1Live
publicidade
publicidade