O Flamengo se despediu de Gerson nesta quarta-feira (23). A missão agora é achar um substituto para o camisa 8, que vai defender o Olympique de Marselha .

Dentro do elenco, Rogério Ceni tem algumas opções para suprir a ausência do Joker . Se o lado negativo é de que ninguém consegue ser tão completo e versátil como Gerson, os substitutos podem contribuir com outras formas.

Thiago Maia seria o substituto imediato em condições normais. No entanto, depois da grave lesão no joelho que só o fez retornar à lista de relacionados justamente na despedida de Gerson, o camisa 33 é tratado com cautela.

“O Thiago, a diretoria insistiu depois da lesão para ficar aqui, queria ter colocado o Thiago Maia hoje. Mas a lesão dele não é simples, é complexa. Ele vem treinando bem. Mas, em um jogo tão disputado e tão físico como esse foi na fase final, resolvi preservar. Conto muito com o Thiago, é um jogador que tenho como opção para usar nessa posição ou na função que o Gerson, infelizmente, nos deixa hoje”, disse Ceni em entrevista coletiva após a partida diante do Fortaleza .

João Gomes atualmente é quem sai na frente por uma vaga. Xodó de Rogério Ceni, ele costuma ter destaque pela qualidade com a bola no pé e pela forte marcação.

Hugo Moura também é outro que faz o setor ter mais eficiência na marcação. No entanto, ao contrário de Gomes, Hugo tem menos controle de bola, mas melhora a bola aérea e os chutes de longa distância.

Firmado como zagueiro com Ceni, Arão é uma outra opção. Só que o treinador vê a defesa estabilizada com o camisa 5 e Rodrigo Caio, fazendo com que Arão não retorne neste momento ao meio-campo.

E reforços também não ganham muita força por conta das questões financeiras. Thiago Mendes, do Lyon , foi especulado, mas o clube francês descartou um empréstimo do brasileiro.

Renato Augusto é outro que também sempre surge como cotado. Mesmo após encontros com Marcos Braz, vice de futebol, não há negociação oficial, com os encontros sendo tratados como conversas informais de dois amigos.