O poderio financeiro demonstrado pelo Flamengo na atual janela de transferências tem chamado atenção além das fronteiras do Brasil — e gerado elogios entusiasmados até mesmo da imprensa europeia. O jornal espanhol AS destacou a agressividade do clube carioca no mercado, classificando o atual líder do Brasileirão como uma "potência econômica de nível mundial".

"O músculo econômico do Flamengo já se sobressai há algum tempo na América do Sul. O Palmeiras se aproxima, mas o clube carioca segue sendo o mais disposto a buscar nomes de peso fora do país — e, nas últimas semanas, mostrou isso com força", escreveu a publicação.

A reportagem, que foi ao ar neste domingo (3), menciona a chegada de Jorginho, campeão da Champions League e mundial com o Chelsea , além das contratações de Saúl Ñíguez, Emerson Royal e Samu Lino, todos com passagem relevante por clubes da elite europeia. Os reforços ampliam o elenco rubro-negro e refletem um projeto ambicioso e de longo prazo.

Segundo o AS, o sucesso do Flamengo fora de campo está diretamente ligado à formação de talentos na base e à venda desses jogadores para o futebol europeu. O jornal cita nomes como Vinicius Jr. , Reinier, Wesley e Gerson , esse último o único que não foi formado no clube, que deixou o clube rumo ao Zenit .

O lucro gigante obtido no Mundial de Clubes última edição do torneio também foi lembrado como fator-chave para impulsionar os novos investimentos. "O clube aproveitou o saldo positivo para atrair atletas de destaque, que se encantaram com o projeto do Flamengo", afirmou a publicação.

Além dos reforços já confirmados, o clube segue atento ao mercado e sonha com mais: o nome do atacante Lucas Beltrán, da Fiorentina , está no radar. A diretoria não esconde que o título do Brasileirão é prioridade, e a concorrência com Cruzeiro e Palmeiras promete ser intensa.

Por outro lado, o jornal alerta para uma possível consequência da política de contratações robustas: a limitação de espaço para jovens da base: "Sem revelações brilhando, pode haver impacto direto na principal fonte de receitas do clube: a venda de talentos ao exterior."

Próximos jogos do Flamengo: