Flamengo foi campeão brasileiro dentro de campo apenas uma vez longe do Maracanã; relembre títulos

Se vencer o São Paulo nesta quinta-feira, no Morumbi, o Flamengo conquistará o título de campeão brasileiro. Seria apenas a segunda vez que a festa rubro-negra dentro da competição aconteceria em um gramado que não seja o Maracanã. Antes, isso ocorreu apenas no Brasileiro de 1982 quando venceu o Grêmio, no Olímpico, por 1 a 0.

Nunes fez o gol do título do Flamengo em 1982 no Olímpico — Foto: Agência Estado
1 de 2 Nunes fez o gol do título do Flamengo em 1982 no Olímpico — Foto: Agência Estado

Nunes fez o gol do título do Flamengo em 1982 no Olímpico — Foto: Agência Estado

No ano passado, o Flamengo foi campeão sem jogar, com quatro rodadas de antecedência, após o Palmeiras, vice-líder, ser derrotado pelo Grêmio. Na véspera, o time havia vencido a Libertadores. O jogo seguinte foi no Maracanã, contra o Ceará. Vitória por 4 a 1, medalha no peito e troféu entregue pela CBF no campo de jogo.

Para repetir a dose no Brasileiro 2020, precisa agora vencer o São Paulo, quinta-feira, às 21h30, por qualquer placar. Se empatar ou perder, será campeão se o Inter não vencer o Corinthians no Beira Rio, no mesmo dia e horário.

Relembre as conquistas do Flamengo:

1980 FLAMENGO X ATLÉTICO-MG, MARACANÃ

O primeiro título brasileiro do Flamengo foi vencido no Maracanã. Após perder o duelo de ida por 1 a 0 para o Atlético-MG, no Mineirão, com gol de Reinaldo, o time venceu no Rio por 3 a 2. Nunes foi decisivo e fez dois gols, o último aos 37 minutos do segundo tempo. Zico marcou o outro.

1982 GRÊMIO X FLAMENGO, OLÍMPICO

O Flamengo venceu o Brasileiro pela segunda vez após três jogos contra o Grêmio. O último no Olímpico. Foi a única volta olímpica rubro-negra longe do Maracanã na história do Brasileirão. O título veio com vitória por 1 a 0, gol de Nunes. Antes, houve empate no Maracanã por 1 a 1 e empate sem gols também no Olímpico.

1983 FLAMENGO X SANTOS, MARACANÃ

O Flamengo foi campeão após virar o duelo contra o Santos no Maracanã. Havia perdido a ida, no Morumbi, por 2 a 1. No Rio, se impôs e venceu por 3 a 0, gols de Zico, Leandro e Adílio.

1987 FLAMENGO X INTER, MARACANÃ

Em 1987, mais uma volta olímpica no Maracanã. Depois de empate por 1 a 1 diante do Inter do goleiro Taffarel, o Flamengo venceu por 1 a 0, com um gol de Bebeto, após lindo passe de Andrade.

1992 FLAMENGO X BOTAFOGO, MARACANÃ

Pela primeira e única vez, o Flamengo decidiu um título do Campeonato Brasileiro contra um rival carioca. Venceu na ida o Botafogo por 3 a 0 e depois administrou empate por 2 a 2. Júnior, jogando no meio de campo, foi o maestro da conquista.

2009 FLAMENGO X GRÊMIO, MARACANÃ

Foi o primeiro título do Flamengo nos pontos corridos. Para chegar ao troféu, bastava vencer o Grêmio, no Maracanã. A vitória foi de virada, por 2 a 1, gols dos zagueiros David Braz e Ronaldo Angelim. O vice ficou com o Internacional

2019 TÍTULO SEM ENTRAR EM CAMPO

O ano de 2019 foi um dos mais especiais para o torcedor do Flamengo. Um dia depois de vencer a Libertadores, ao derrotar o River Plate, o time, sem entrar em campo, foi campeão brasileiro. O Palmeiras, vice-líder, havia sido derrotado pelo Grêmio. A festa aconteceu no jogo seguinte: vitória por 4 a 1 diante do Ceará, com direito a medalha, taça e volta olímpica no Maracanã.

Torcida do Flamengo festeja título da Libertadores 2019 na Presidente Vargas, Centro do Rio — Foto: Ricardo Moraes/Reuters
2 de 2 Torcida do Flamengo festeja título da Libertadores 2019 na Presidente Vargas, Centro do Rio — Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Torcida do Flamengo festeja título da Libertadores 2019 na Presidente Vargas, Centro do Rio — Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Fonte: Globo Esporte