Flamengo faz primeiro quarto arrasador, vence Franca no Pedrocão e volta à liderança do NBB

Com um primeiro quarto avassalador mesmo jogando fora de casa, o Flamengo venceu o Franca por 88 a 73 no Pedrocão e voltou para a liderança do NBB 2023/2024.

O Rubro-Negro foi dominante desde o início da partida e contou com noite inspirada de Gui Deodato, Balbi e Didi, além de boa defesa, para bater o rival pela segunda vez na temporada regular e reassumir o topo.

Franca x Flamengo - NBB 2023/2024 — Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

Gui Deodato foi o cestinha da partida com 23 pontos. Já pelo lado francano, Márcio fez 15 pontos e foi o maior pontuador da equipe.

Com o triunfo, o Flamengo chegou à 25ª vitória em 30 jogos e tem aproveitamento de 83,3% na temporada regular do campeonato nacional. Já o Franca conheceu a quinta derrota em 29 partidas e está com desempenho de 82,75%, retornando à vice-liderança.

Na próxima rodada, o Franca volta a jogar em casa e pega o Vasco no sábado, às 17h10. Já o Flamengo enfrenta o Paulistano diante de seu torcedor na terça-feira, às 20h.

A primeira parte do jogo foi marcada por faltas técnicas das duas equipes, reclamação com a arbitragem e muita disputa dentro do garrafão de ambos os lados, com o Flamengo levando vantagem no ataque. Na metade do período, quando o Rubro-Negro estava sete pontos à frente, Helinho Garcia parou o jogo e reorganizou a equipe, que diminuiu a desvantagem com bolas de três, mas viu a reação ser freada com resposta flamenguista na mesma estratégia, além do bom aproveitamento nas cestas de dois pontos e importantes bloqueios aos principais jogadores francanos, como Lucas Dias, que fechou o quarto sem pontuar. Ao término dos 10 primeiros minutos de partida, o Flamengo tinha a vantagem de 36 a 19.

Dominante, o Flamengo, comandado por Gui Deodato, seguiu ampliando a vantagem e, com defesa bem postada, forçou erros francanos. No início do segundo quarto, Lucas Dias cometeu falta em Scott Machado, a quarta dele, e ficou pendurado até o final da partida. O ataque flamenguista continuou funcionando bem, com rapidez, força e leveza, e o de Franca enfrentando dificuldades, mas melhorou na reta final, sobretudo com Márcio. Apesar da reação e de ter vencido o período por 20 a 16, o time paulista foi para o intervalo perdendo por 52 a 39.

Franca x Flamengo - NBB 2023/2024 — Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

Franca até demonstrou que poderia mudar o panorama da partida no começo do terceiro período, mas logo voltou a repetir os mesmos erros defensivos e deixou o Flamengo ampliar a vantagem. Pendurado com faltas, Lucas Dias voltou ao jogo, mas, bem marcado, não conseguiu mudar o cenário da partida. Os cariocas venceram o quarto por 16 a 12 e deixaram a parcial em 68 a 51.

No último período, Franca entrou no jogo, sobretudo com Lucas Dias e Hinkle, e diminuiu a diferença para nove pontos a sete minutos do fim. Por outro lado, o ataque flamenguista parou de funcionar e o time francano foi encostando, ficando sete pontos atrás restando seis minutos. No entanto, o Rubro-Negro voltou a dominar as ações ofensivas e, com uma bola de três de Gui Deodato a quatro minutos do fim, colocou 14 pontos de diferença no placar e fez o Flamengo controlar a vantagem até o final para vencer por 88 a 73 e voltar ao topo do NBB.

Franca começou com Márcio, Scala, Lucas Dias, David Jackson e Hinkle. Depois, entraram Johnatan Luz, Edu Marília, Guillent, Wesley, Nathan Mariano e Zu Júnior.

Flamengo foi para quadra Gui Deodato, Balbi, Didi, Maique e Gabriel Jaú. Depois, entraram Motta, Olivinha,Scott e Cuello.

Fonte: Globo Esporte