O Flamengo entrou nesta segunda-feira com um pedido de liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que possa escalar Pedro a partir do dia 8 de julho, quando o atacante ficaria à disposição da seleção brasileira para a disputa das Olimpíadas. O clube não vai liberá-lo, mas precisa de uma autorização para colocá-lo em campo .
A liminar será analisada pelo presidente Otávio Noronha.
Pedro durante aquecimento do Flamengo no Maracanã — Foto: André Durão
Até o dia 8 de julho, Pedro pode atuar normalmente pelo Flamengo. A partir desta data, ele fica indisponível no sistema da CBF , daí a necessidade do pedido no STJD. O técnico André Jardine poderá mudar a relação dos convocados até o dia 30 de junho .
Um dia antes da divulgação da lista para Tóquio, a diretoria do Flamengo enviou ofício para a CBF informando a decisão de não liberar Pedro, mas o nome do atacante foi mantido. A competição não é "Data Fifa", o que dá ao clube o direito de fazer sua opção.
Após cumprir quarentena, a tendência é de que o atacante seja escalado nesta quarta-feira, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.
Confira a íntegra do pedido do Flamengo:
"Considerando a não obrigatoriedade de cessão do atleta PEDRO, requer a Vossa Excelência a concessão da liminar, em tutela de urgência, no sentido de conferir ao FLAMENGO o direito de escalar o atleta Pedro Guilherme Abreu dos Santos, nas partidas a serem realizadas no período de 08.07.2021 até 09.08.2021, pelo Campeonato Brasileiro (Série "A") e pela Copa do Brasil, determinando que a CBF libere o registro do atleta no sistema "Gestão WEB" até o julgamento final desta Medida Inominada.
Requer, ainda, ao final, a procedência da presente Medida Inominada, nos termos da fundamentação anteriormente exposta, confirmando-se a liminar a ser deferida, ou, mesmo sendo a liminar indeferida, requer a procedência do pedido na forma da fundamentação ora exposta, como medida da mais lídima Justiça!
Pugna pela intimação da Confederação Brasileira de Futebol para responder ao feito"