O Flamengo enfrentou uma derrota por 1 a 0 frente ao Palestino, no Chile, marcando o ponto mais baixo de sua série de vitórias fora de casa na Libertadores. O time não consegue conquistar uma vitória como visitante desde a goleada sobre o Vélez, na Argentina, em 2022. A partida final contra o Athletico Paranaense é vista como terreno neutro.
A sequência atual sem vitórias é de sete jogos. Inclui as derrotas para Palestino (1x0) e Bolívar (2x1) em 2024, além do empate com o Millonarios (1x1). No ano anterior, houve a derrota para o Olimpia (3x1) nas oitavas de final, empates com Racing e Ñublense (ambos 1x1), e uma derrota para o Aucas (2x1), estes três últimos durante a fase de grupos.
Jejum do Flamengo como visitante na Libertadores:
Palestino 1 x 0 Flamengo - fase de grupos de 2024
Bolívar 2 x 1 Flamengo - fase de grupos de 2024
Millionarios 1 x 1 Flamengo - fase de grupos de 2024
Olimpia 3 x 1 Flamengo - oitavas de 2023
Racing 1 x 1 Flamengo - fase de grupos de 2023
Ñublense 1 x 1 Flamengo - fase de grupos de 2023
Aucas 2 x 1 Flamengo - fase de grupos de 2023
Anteriormente, a maior sequência negativa ocorreu entre 2012 e 2014, quando o Flamengo enfrentava uma realidade financeira diferente. Naquela época, o time ficou seis jogos sem vencer fora de casa na Libertadores. Durante esse período, foi eliminado na fase de grupos em duas edições.
Em 2012, apesar de contar com Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love, o time perdeu para o Real Potosí (2x1) na altitude da Bolívia, na pré-Libertadores. Durante a fase de grupos, empatou com Lanús (1x1) em Buenos Aires e foi derrotado por Olimpia e Emelec (ambos por 3x2), sendo eliminado na fase de grupos.
Já em 2014, iniciou perdendo para o León, do México, por 2 a 1. A série de resultados ruins culminou na derrota por 1 a 0 para o Bolívar. A sequência foi interrompida com uma vitória sobre o Emelec fora de casa. No entanto, o Flamengo acabou eliminado da competição antes dos mata-matas.
O Flamengo não conseguiu marcar gol pela primeira vez em 31 jogos na competição. O time de Tite ficou sem marcar contra o Palestino, encerrando seu recorde na Libertadores. Essa sequência começou em 2021, com um gol de Michael na Argentina, contra o Defensa y Justicia, sob o comando de Renato Gaúcho, e prosseguiu até a única final da Libertadores que o time perdeu, contra o Palmeiras.
Foram quase três anos construindo essa série, que chegou ao fim na última terça-feira, contra o Palestino. No total, foram 31 partidas consecutivas e 69 gols marcados, uma média superior a 2,22 gols por jogo nesse período.
Com esse resultado, o Flamengo está em terceiro lugar no Grupo E, com apenas quatro pontos: uma vitória, um empate e duas derrotas. Por enquanto, está fora da zona de classificação para as oitavas de final e terá que lutar pela vaga nos jogos contra Bolívar, no dia 15, e Millonarios, no dia 28, ambos no Maracanã.