Flamengo e Atlético-MG decidem no próximo domingo quem vai levar para casa o título da Copa do Brasil 2024 . O Rubro-Negro busca o pentacampeonato, venceu por 3 a 1 no Maracanã e agora leva a vantagem para Belo Horizonte, onde pode perder por até um gol de diferença e ainda assim ser campeão. Na competição, o retrospecto é melhor para o clube carioca. Em finais, um título nacional para cada.
Na história da Copa do Brasil, os clubes se enfrentaram em três edições e, quem passou, saiu campeão. Em 2006, o Flamengo eliminou o Atlético-MG nas quartas de final, antes de superar Ipatinga e Vasco até o título. Já em 2014, quando se encontraram novamente na competição, o Galo passou pelo Rubro-Negro na semifinal e levou o título em cima do Cruzeiro. Em 2022, o Fla levou a melhor nas oitavas e foi campeão após disputa de pênaltis com o Corinthians.
Quando o assunto é disputa de título, o cenário é curioso. São apenas duas finais nacionais entre Flamengo e Atlético-MG na história: um título ficou no Rio e o outro em Belo Horizonte. O primeiro foi justamente o pontapé da rivalidade interestadual. Em 1980, o Flamengo conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG. As equipes voltaram a decidir um título somente em 2022, e campeão da vez foi o Galo, que venceu a Supercopa do Brasil nos pênaltis.
Fora as finais, foram seis confrontos em mata-mata. O Flamengo levou a melhor em cinco oportunidades (Libertadores de 1981, Brasileirão de 1987 e Copa do Brasil de 2006 e 2022) e o Atlético-MG em duas (Brasileirão de 1986, e Copa do Brasil em 2014).
Na Copa do Brasil 2024, o Flamengo disputou nove partidas, com sete vitórias, um empate e uma derrota, tendo um aproveitamento de 81,5%. Foram 10 gols e sofreu apenas dois. Os dados são do Espião Estatístico.
Os dois gols de vantagem dão ao Flamengo uma maior possibilidade de quebrar uma escrita negativa do clube na competição. Esta será a quinta Copa do Brasil a ser decidida como visitante, e o retrospecto não é bom: o Rubro-Negro só levou a melhor em sua primeira final na competição, em 1990, em Goiânia, contra o Goiás.
Em 2013 e 2022, o Flamengo foi campeão fazendo o segundo jogo no Maracanã. Em 2006, quando foi campeão contra o Vasco, apesar da partida ter sido realizada no Maracanã, o confronto é considerado em "campo neutro", já que contou com 50% de torcida para cada lado.
Em 2003, o Flamengo não conseguiu superar o Cruzeiro. Até conseguiu empate por 1 a 1 nos acréscimos no Maracanã, mas em Minas Gerais a equipe de Vanderlei Luxemburgo foi imbatível. O cenário se repetiu em 2007: mesmo adversário e mesmo palco. O 1 a 1 no Maracanã levou a decisão para o Mineirão e o título foi decidido nos pênaltis. Melhor para a Raposa.
Na última vez que decidiu fora de casa, em 2023, a derrota no Maracanã acabou sendo determinante. O Flamengo foi derrotado pela primeira vez dentro do Maracanã em final de Copa do Brasil no jogo de ida. Calleri fez o gol para o São Paulo: 1 a 0. No Morumbi, no jogo da volta, os rubro-negros começaram melhor, abriram o placar com Bruno Henrique, mas sofreram o empate ainda no primeiro tempo, após uma bomba de Rodrigo Nestor.