Jorge Jesus assumiu o comando do Flamengo estando a oito pontos atrás do líder. Três meses depois, chegou a primeira colocação e abriu os mesmos oito de frente. Os números são tão impressionantes que, mesmo desconsiderando as pontuações dos técnicos antecessores — Abel Braga e Marcelo Salles —, o rubro-negro ainda estaria no G4 do Brasileiro .
Gabigol só quer definir se fica no Flamengo após final da Libertadores; entenda o impasse
Se hoje o Flamengo é líder com 71 pontos, a mesma equipe estaria na quarta colocação se contasse apenas os triunfos do técnico português. São 54 pontos conquistados desde a estreia contra o Goiás, em 14 de julho, até a goleada diante do Corinthians, no último domingo.
Hexa dez anos: 'É diferente ganhar no Flamengo', diz Marcelo Salles, auxiliar em 2009
Virtualmente, ficaria à frente do São Paulo, atual quarto colocado com 52, e estaria atrás do vice-líder Palmeiras, 63, e do terceiro colocado Santos, 58. Trazendo a rivalidade estadual à tona, o Flamengo de Jesus ainda seria o "melhor do Rio", ficando à frente dos rivais Vasco, Fluminense e Botafogo mesmo com nove rodadas a menos.
Antes de Jesus, o Flamengo foi comandado pelo técnico Abel Braga, em seis rodadas, e pelo interino Marcelo Salles, em três. O primeiro somou dez pontos, seguido de sete do segundo.
Vale lembrar que, com a vitória sobre o Corinthians no Maracanã, o Flamengo garantiu a classificação para a próxima edição do torneio sul-americano no ano que vem. Será a quarta seguida do Flamengo na Libertadores, igualando o time de Zico e companhia, que emendou quatro disputas entre 1981 e 1984, com um título.
Como ficaria o G6 do Brasileiro:
1º - Flamengo - 71 pontos.
2º - Palmeiras - 63 pontos.
3º - Santos - 58 pontos.
4º - Jorge Jesus - 54 pontos.
5º - São Paulo - 52 pontos.
6º - Grêmio - 50 pontos.