Um dos maiores nomes do Brasil, Ziraldo, escritor, cartunista e jornalista, morreu neste sábado, aos 91 anos. O pai do Menino Maluquinho era também um dos maiores torcedores do Flamengo dentre os famosos.
O mineiro de Caratinga, Ziraldo participou de inúmeras ações relativas ao clube. Escreveu o livro "O Mais Querido em quadrinhos", desenhou a logo da camisa "Eu amo o Fla", feita pelo clube em 2004 para arrecadar fundos destinados para a construção de dois campos do Ninho do Urubu. Foi ele também quem desenhou a marca dos 100 anos de futebol do clube, comemorada em 2012.
Fanático por futebol, Ziraldo foi contratado pelo Clube dos 13, que organizou o Campeonato Brasileiro de 1987, que ganhou o nome de Copa União. O cartunista foi incumbido de desenhar os mascotes dos 16 clubes envolvidos na elite. Pela sorte do rubro-negro Ziraldo, o Flamengo dele seria campeão em 13 de dezembro daquele ano, após vitória por 1 a 0 sobre Internacional.
Na oportunidade, Ziraldo teve a chance de redesenhar o urubu que seu amigo Henfil lançara em 1967 no Jornal dos Sports, onde também criara mascotes dos outros grandes do Rio de Janeiro.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv