Flamengo cumpre expectativa em sua estreia na temporada

O Audax passa muito longe de ser parâmetro de qualidade para os principais desafios que o Flamengo terá na temporada, mas o que se espera do milionário e qualificado rubro-negro ao encarar rivais deste nível é uma atuação dominante. E ela ocorreu! Com os mesmos preceitos táticos da maioria dos 12 jogos dirigidos por Tite no final do ano passado, deixou ótima sensação na estreia do Carioca.

Cebolinha chuta na partida contra o Audax — Foto: Gilvan de Souza e Marcelo Cortes / CRF

Arrascaeta, mesmo jogando só 45 minutos, foi o principal nome de um Flamengo que produziu cerca de 20 boas ações ofensivas ao longo do jogo, e viu quatro bolas ''beijarem'' as redes do adversário. Everton ''Cebolinha'' manteve o alto nível da reta final de 2023, e Varela esteve efetivo. O lateral uruguaio fez, inclusive, um dos gols da vitória.

Escalações

Ainda sem poder contar com De la Cruz, Tite escalou a mesma base que terminou a temporada passada. Bruno Henrique e Gabigol iniciaram no banco. Luiz Araújo, Pedro e Everton formaram o ataque. Varela foi o lateral-direito.

Como Flamengo e Audax iniciaram o duelo válido pela 1ª rodada do Campeonato Carioca 2024 — Foto: Rodrigo Coutinho

O jogo

Dois minutos. Esse foi o tempo que o Flamengo demorou para fazer o seu primeiro gol na temporada. Disposto a apagar a péssima imagem deixada em 2023, partiu pra cima do Audax com intensidade e organização. Léo Pereira completou de cabeça o escanteio bem cobrado por Arrascaeta. O goleiro Leandro não foi bem no lance.

O uruguaio foi o jogador mais ''solto'' entre os rubro-negros. Partia da meia-direita dentro dos ataques posicionais do time, mas flutuou para a esquerda, abriu para os flancos, trocou de setor com Gérson, Luiz Araujo e Everton. Foi o esperado maestro de uma equipe que tentou manter o ritmo alto durante o 1º tempo, apesar da temperatura próxima dos 30º na noite manauara.

Arrascaeta participou diretamente do terceiro tento, marcado por Everton Cebolinha, em tabela pelo lado esquerdoo. E indiretamente do gol marcado por Pedro. Desta vez iniciando a jogada combinada com Varela pela direita. Gérson deu o passe para a bela finalização do participativo centroavante.

Luiz Araujo e Everton jogaram a maior parte do tempo bem abertos, enquanto Varela e Ayrton Lucas atacaram mais vezes por dentro, como meias, basicamente na mesma ''altura'' do campo de Erick Pulgar. Os laterais também variaram o setor de ataque com os pontas, e fizeram algumas ultrapassagens pelo corredor central.

Estrutura do Flamengo ao atacar. Quase sempre um 2-3-5, com Ayrton e Varela trabalhando muitas vezes por dentro. — Foto: Rodrigo Coutinho

A parte física, problema grave do time em 2023, funcionou bem na estreia. Rápidas e coordenadas reações ao perder a bola no campo rival. Bom nível de agressividade ao pressionar o adversário com a bola, seja no campo de ataque ou na intermediária defensiva. Com a vantagem no placar, as oscilações vieram, mas não prejudicaram o domínio da equipe.

O Audax tentou fazer algo diferente de só se defender e jogar em contragolpes. Fez alguns movimentos de subida de marcação, tentou encontrar o bom meia PK nas costas de Gérson e Erick Pulgar, mas a diferença técnica era gritante, e isso foi desanimando a equipe a medida que o Flamengo criava as muitas chances da 1ª etapa. Os espaços se multiplicavam a cada finalização.

Tite poupou Arrascaeta ao sacá-lo no intervalo. Gabigol entrou e reeditou a dupla com Pedro. O camisa 10 se mexeu com mais desenvoltura em relação ao que fez no final de 2023. Perdeu duas chances, participou de boas trocas de passe, sofreu um pênalti não marcado, e causou o ''frisson'' de sempre nos torcedores rubro-negros.

Bruno Henrique foi a campo na sequência. Entrou pela direita, depois foi para a esquerda, também perdeu duas oportunidades claras. Alan e Victor Hugo substituiram Pulgar e Gérson no meio-campo. Wesley entrou na vaga de Varela. O ritmo ficou muito mais parecido com o de um treinamento e o Audax chegou a assustar em duas finalizações, mas nada que afetasse a sólida atuação rubro-negra.

Fonte: Globo Esporte