Após uma emocionante disputa nos pênaltis, o Flamengo sagrou-se bicampeão da Copa Intercontinental Sub-20 ao vencer o Barcelona, em uma partida realizada no icônico Maracanã. O técnico Bruno Pivetti, em coletiva após a vitória, destacou a importância do trabalho realizado nas categorias de base do clube e a força dos jovens atletas que compõem o elenco.
Reconhecimento ao trabalho em equipe
Em seu pronunciamento, Pivetti fez questão de reconhecer o papel fundamental dos jogadores e da equipe técnica que o antecedeu. "Gostaria de fazer uma menção especial aos jogadores, eles são a razão de tudo. E também aos meus antecessores, os treinadores que passaram pela categoria sub-20 nesse ano", afirmou o comandante, ressaltando a importância do esforço coletivo para alcançar tal conquista.
Experiência valiosa no Maracanã
O treinador enfatizou que um título de nível mundial é crucial para a maturação dos jovens talentos. "O campeonato mundial não é para qualquer equipe, então é de se valorizar muito a base do Flamengo. Essa experiência de jogar no Maracanã lotado é extremamente importante para a boa formação deles, porque são jogadores que almejam chegar no mais alto nível", analisou Pivetti, destacando a relevância do ambiente competitivo.
Destaques individuais e promessas para o futuro
As atuações individuais dos jogadores também foram tema da coletiva. O zagueiro Iago, que marcou o gol de empate no último minuto e converteu um pênalti com uma "cavadinha", foi elogiado por Pivetti. "É um jogador que tem um grande futuro pela frente. Hoje ele conseguiu ser determinante para nos ajudar a ganhar este jogo", declarou o técnico, projetando um futuro promissor para o atleta.
O goleiro Léo Nanneti, que se destacou na disputa de pênaltis, também recebeu elogios. "O Nanneti é um goleiro de muito potencial, não à toa estava treinando na categoria profissional. Ele demonstrou muita capacidade na defesa de pênaltis ao longo dos treinamentos", comentou Pivetti, evidenciando a qualidade do jovem arqueiro.
Desafios à frente para os jovens talentos
Pivetti não deixou de mencionar os desafios que os jovens jogadores enfrentarão para se firmarem no time principal do Flamengo. "Nós sabemos que essa é uma tarefa árdua, principalmente pela qualidade do elenco profissional. O que eu costumo dizer para eles é que têm que ter os quatro aspectos do rendimento no futebol muito bem trabalhados: técnico, tático, físico e, principalmente, o mental", concluiu o treinador.
Bruno Pivetti assumiu o comando do Flamengo em julho, substituindo Nuno Campos, que pediu demissão. Desde então, o técnico acumulou oito jogos, com quatro vitórias e quatro empates, incluindo o empate em 2 a 2 contra o Barcelona. No Brasileirão Sub-20, a equipe foi eliminada nas quartas de final pelo Cruzeiro, também nos pênaltis.