Flamengo, Athletico-PR e Atlético-MG são eliminados na fase de oitavas de final da Libertadores 2023

A fase de oitavas de final da Taça Libertadores 2023 trouxe a classificação de três times brasileiros e a eliminação de outros três. Athletico Paranaense e Flamengo , mesmo sendo apontados como favoritos nos confrontos dessa fase, não conseguiram permanecer na competição, assim como Atlético-MG que disputava a classificação com o Palmeiras . Portanto, Fluminense , Internacional e Palmeiras, permanecem na disputa rumo à “Glória Eterna”.

Os times brasileiros eliminados

O Athletico-PR conseguiu levar a decisão para os pênaltis, apesar da vitória por 2 a 0 não ter sido construída com total domínio das ações da partida. Nas cobranças o zagueiro Thiago Heleno acertou a trave decretando a eliminação do Furacão, uma vez que o time boliviano teve total aproveitamento convertendo as primeiras cinco cobranças.

O Flamengo começou bem a partida contra o Olimpia, mas voltou a apresentar falhas na marcação em lances com bolas paradas. Com essa deficiência crônica, o time carioca permitiu que o adversário revertesse a vantagem conquistada no primeiro jogo. O placar agregado foi 3 a 2 para o time paraguaio e o Flamengo eliminado da Libertadores 2023. Essa eliminação agrava a crise interna que o time vive atualmente.

O Atlético-MG não era o favorito neste confronto contra o Palmeiras. Vive situação irregular na temporada, em início de trabalho com Felipão e não conseguiu reverter a vantagem que o time paulista havia conquistado no Mineirão. Para o Galo, só resta a disputa do Campeonato Brasileiro, nesta temporada.

Os times brasileiros classificados

Fluminense

O Fluminense venceu o Argentinos Juniors por 2 a 0 na partida de volta, após ter empatado por 1 a 1 o primeiro jogo. O Tricolor Carioca melhorou a verticalidade da equipe com a presença do atacante John Kennedy e do meio-campista Lima, mostrando atuação mais equilibrada do que no primeiro confronto.

O Fluminense tem mostrado boa posse de bola, mas peca na qualidade das criações de jogadas, o que, por vezes, torna o domínio do time carioca estéril. A entrada do atacante Thiago Nuss reduziu a inoperância ofensiva do time argentino e tornou mais destacada a atuação do goleiro Fábio, que ajudou a manter a vitória do time carioca.

Na próxima fase, o Fluminense enfrenta o Olimpia, que é veterano em disputa de finais de Taça Libertadores, mas, que apesar de não apresentar estabilidade nesta temporada, eliminou o Flamengo. Como o primeiro jogo é no Maracanã, se o time carioca mantiver a segurança com que joga em casa, as chances são grandes de mostrar bom desempenho e construir vantagem. Atenção para bolas aéreas será fundamental para o time de Fernando Diniz.

Internacional

Este segundo confronto entre Internacional e River Plate, disputado no Beira Rio, mostrou alternância de domínio até o final da partida, pois o Colorado ainda está em período de adaptação ao estilo de Eduardo Coudet, que é mais propositivo do que o esquema adotado pelo técnico anterior Mano Menezes.

Em partida dramática, que foi definida somente na cobrança do vigésimo pênalti, convertido pelo goleiro Rochet, o Internacional conquistou a vaga para permanecer na disputa da Taça Libertadores 2023.

Na fase de quartas de final, o Inter tem adversário que deve ser respeitado. O time do Bolívar é organizado e consegue ter bom desempenho tanto em altitude como ao nível do mar. Mas, acredito que o Colorado possa ser considerado levemente favorito, pois a tendência é que esteja mais evoluído taticamente até da data do jogo.

Palmeiras

O Palmeiras apresentou melhor desempenho nos dois confrontos frente ao Atlético-MG, mesmo na segunda partida que terminou empatada sem gols. A defesa do Galo não conseguiu encaixar perfeitamente a marcação, principalmente no meio-campista Raphael Veiga, o que tornou o time paulista mais criativo e obrigou o goleiro atleticano Everson a fazer defesas importantes.

Na segunda etapa da partida de volta, o Galo tentou uma reação e apresentou maior volume de jogo, conseguindo criar algumas chances perigosas. Mas, o Palmeiras passou a atuar de forma mais reativa e segurou o placar sem gols, que lhe deu a classificação, uma vez que havia vencido o primeiro confronto por 1 a 0.

Na fase de quartas de final, o Palmeiras é amplamente favorito contra o Deportivo Pereira, da Colômbia, mas terá que confirmar essa superioridade tática dentro de campo. Por isso, acredito que Abel Ferreira só terá que manter a estabilidade habitual da equipe, para que o Verdão tenha desempenho equilibrado, sem dar ênfase à fragilidade do adversário.

Fonte: Globo Esporte