O tão sonhado estádio do Flamengo está cada vez mais perto de sair do papel. Nesta sexta-feira (22), o clube reuniu cerca de 400 sócios para apresentar o projeto de construção de sua arena no terreno do Gasômetro, comprado neste ano.
A projeção apresentada indica que o estádio terá 60 metros de altura, o que equivale a um prédio de 20 andares. Se isso for confirmado, ele ficaria mais alto que o Maracanã. Apesar da altura, a expectativa é que a distância entre a arquibancada e o gramado seja uma das menores do Brasil.
"Sempre foi nosso objetivo deixar um legado para o sócio e torcedor do Flamengo. E fizemos isso em diversas áreas. Na parte esportiva, somos uma gestão multicampeã em todos os esportes. A Gávea nunca esteve tão bem cuidada. Nas finanças foi um show, segundo clube do mundo que mais deu lucro. E a cereja do bolo, que é nosso estádio, só foi possível por conta desses seis anos de trabalho intenso. Reforço isso para que o sócio se lembre que não foi fácil, nem rápido, mas o nosso comprometimento valeu a pena", disse o presidente do Fla, Rodolfo Landim.
Ainda não se sabe a capacidade de torcedores do estádio, mas a expectativa é que seja de cerca 80 mil, com ao menos 20 mil em setores populares. Além disso, o local deve ter 27 elevadores e 16 rampas para acesso interno. A acústica da arquibancada Norte foi projetada para que o som chegue ao campo 16 decibéis acima de outros estádios.
Há a previsão também de uma área de 6.200m² de painéis de LED, sendo o principal dentro do estádio, que deve ter visão 360º.
A previsão é de um investimento total de R$ 1,93 bilhão, que engloba os gastos com terreno, sondagem, descontaminação e terraplanagem, fundação, estruturas, instalações, estacionamento, cobertura, campo e urbanização e paisagismo.
Para cobrir esses gastos, o Flamengo apresentou também como pretende conseguir receitas para levantar o estádio. A ideia é alcançar R$ 2,467 bilhões através de naming rights, venda antecipada de cadeiras e camarotes e o potencial construtivo da Gávea.
A expectativa é que as obras sejam concluídas para a inauguração em 15 de novembro de 2029, dia do aniversário do clube.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Fortaleza (F) - 26/11, 20h (de Brasília) - Brasileirão
-
Internacional (C) - 01/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão
-
Criciúma (F) - 04/12, a definir - Brasileirão