O Flamengo realizou uma coletiva de imprensa no Ninho do Urubu, na qual o preparador físico Diogo Linhares apresentou o planejamento físico da equipe para a temporada 2026. A coletiva abordou os ajustes necessários em função de um calendário atípico e a proximidade da Copa do Mundo.
Diogo Linhares destacou que o trabalho de preparação em 2026 será uma continuidade do que foi realizado em 2025, com ajustes estratégicos para o novo ano. "Estamos dando sequência a um modelo de trabalho que já vinha estruturado. Sabemos que há margem para evolução e, por isso, realizamos reuniões e ajustes pensando especificamente nessa temporada, que tem um calendário mais condensado antes da Copa do Mundo", afirmou o preparador.
Os treinamentos foram adaptados para atender ao calendário apertado, que inclui a Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Carioca, Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. Além disso, haverá uma pausa no calendário entre 11 de junho e 19 de julho, devido à Copa do Mundo, o que exigirá um planejamento mais cuidadoso para manter o desempenho do elenco.
Durante o período de férias, os atletas receberam orientações individualizadas para evitar um reinício brusco. "Trabalhamos uma fase introdutória ainda durante o período de descanso, para que o retorno não fosse do zero", completou Linhares. A última temporada do Flamengo foi intensa, com quase 80 jogos, e o clube permaneceu em atividade até dezembro, em função da disputa do Intercontinental.