Flamengo apoia utilização de impedimento semiautomático na final da Copa do Brasil

Depois do Atlético-MG sugerir o uso de impedimento semiautomático nas finais da Copa do Brasil , nos dias 3 e 10 de novembro, o Flamengo também manifestou apoio à ideia. Em contato com o ge, o diretor executivo de futebol rubro-negro, Bruno Spindel, alegou que o clube já levou esse debate à CBF em outras oportunidades:

- O Flamengo é amplamente a favor do uso da tecnologia de VAR semiautomático nas finais da Copa do Brasil. Inclusive em outras visitas feitas à CBF e comissão de arbitragem, em ocasiões passadas, já havia sugerido a utilização da tecnologia no Brasileirão e Copa do Brasil - afirmou.

Bruno Spindel, diretor do Flamengo, na CBF — Foto: Ronald Lincoln

Presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho defendeu que os dois estádios das finais têm estrutura para implementar a tecnologia:

- Estamos encaminhando à CBF um ofício para que ela utilize nessas duas partidas a tecnologia impedimento semiautomático. Ela foi utilizada na Copa do Mundo e é utilizada nas principais ligas europeias. Tanto a Arena MRV como o Maracanã têm condições de receber esse equipamento.

A decisão sobre o pedido, que envolve custos e tempo hábil de instalação, cabe à CBF . A tecnologia, que nunca foi utilizada no Brasil, funciona através de um complexo sistema de câmeras e de sinais, instalados até na bola, para detectar de maneira precisa se um jogador está em posição ilegal.

Em estreia na Espanha, sistema semiautomático anulou gol do Celta de Vigo — Foto: Reprodução / La Liga

O impedimento é intitulado de "semiautomático" por usar o recurso tecnológico para desenvolver uma recriação em 3D, que é apresentada aos juízes para que seja definido o veredito do lance. Ou seja, uma colaboração das máquinas com os responsáveis pela arbitragem.

O sistema se popularizou na Copa do Mundo do Catar, em 2022. A tecnologia também foi utilizada na Champions League do mesmo ano, em duas edições da Supercopa Europeia e na Copa do Rei de 2024. Em meios às críticas pelas decisões da arbitragem, ela também foi implementada na Premier League nesta temporada.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte