Flamengo amplia liderança em ranking de torcidas e supera rivais com folga

O Flamengo se consolidou ainda mais como o clube com a maior torcida do Brasil, de acordo com um levantamento publicado nesta segunda-feira (28) pelo jornal O Globo , em parceria com o instituto Ipsos-Ipec. Enquanto o Rubro-Negro manteve seus números estáveis, concorrentes diretos, como Corinthians e São Paulo, apresentaram queda.

A pesquisa foi realizada com dois mil brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 5 e 9 de junho, em 132 municípios distribuídos por todas as regiões do país. A pergunta era simples: “Você torce ou tem simpatia por qual time brasileiro? E por mais algum?” e cada pessoa pôde apontar até dois clubes.

No resultado geral, o Flamengo apareceu no topo, com 21,2% das respostas. Considerando a margem de erro da pesquisa, o índice pode variar entre 19,4% e 23%. Na segunda colocação está o Corinthians, com 11,9% (variando entre 10,5% e 13,3%).

A diferença para os demais é ainda maior. O Palmeiras ocupa o terceiro lugar, com 6,5%, seguido de perto pelo São Paulo, com 6,4%. Na sequência aparecem Vasco (3,4%), Grêmio (3%), Cruzeiro e Atlético-MG (ambos com 2,3%), Bahia (2,2%) e Santos (2%).

Entre os rivais do Flamengo no Rio, o Botafogo figura em 12º, com 1,5%, enquanto o Fluminense aparece apenas na 14ª colocação, com 0,9%. O levantamento contou com 21 clubes citados no total.

Apesar de o Flamengo ter registrado uma leve oscilação de -0,6%, esse número está dentro da margem de erro e, por isso, a torcida é considerada estável na comparação com a edição anterior da pesquisa, feita em 2022.

Já o Corinthians apresentou uma retração mais significativa, caindo de 15,5% para 11,9%. O São Paulo também perdeu espaço, indo de 8,2% para 6,4%. Os demais clubes tiveram variações discretas, quase sempre dentro da margem estatística.

Alguns times até cresceram, como Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Sport, Vitória, Remo e a própria Seleção Brasileira. No entanto, os avanços foram inferiores a 1%, sem impacto relevante no cenário geral.

A diferença entre Flamengo e os rivais mais próximos aumentou. Em 2022, a vantagem para o segundo colocado era de 6,3%; agora, ela saltou para 9,3%. A torcida rubro-negra, sozinha, tem mais simpatizantes do que a soma de Corinthians e Palmeiras, os dois que vêm logo atrás (21,2% contra 18,3%).

O levantamento ainda apontou uma tendência de crescimento entre pessoas que dizem não torcer para nenhum time. Segundo o jornalista e pesquisador Celso Unzelte, isso pode estar ligado ao momento dos clubes e ao interesse crescente por equipes do exterior:

"Até paciência de corintiano tem limite. A fase influencia, sem dúvida. Creio que um outro e importante fator de concorrência pelo interesse do torcedor, hoje, principalmente entre as gerações mais jovens, seja o futebol internacional e particularmente os clubes internacionais", analisou.

Com sua torcida cada vez mais numerosa, o Flamengo volta a contar com o apoio da Nação nesta quinta-feira, no Maracanã. O time enfrenta o Atlético-MG pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, às 21h30 (de Brasília). O confronto de volta será em Belo Horizonte.

Fonte: S1Live
publicidade
publicidade