Fla-Flu na Libertadores? Pela 2ª vez, clássico entre Flamengo e Fluminense bate na trave no torneio

A expectativa pelo "maior Fla-Flu de todos os tempos" foi frustrada mais uma vez. Não vai ser em 2023 que Flamengo e Fluminense vão se enfrentar pela primeira vez na história na Libertadores. Na noite desta quinta-feira, o Rubro Negro que tinha vencido o Olimpia no Maracanã por 1 a 0 perdeu por 3 a 1 no Paraguai e vai ver o seu maior rival desafiar o seu algoz nas quartas de final do torneio.

Esta é a segunda vez que o clássico poderia acontecer na Libertadores, não fosse um tropeço de um deles. Se agora foi do Flamengo, há dois anos foi do Fluminense . Em 2021, o Tricolor empatou em 2 a 2 com o Barcelona de Guayaquil no Maracanã e em 1 a 1 no Equador, sendo eliminado pelo gol qualificado marcado fora de casa, que ainda existia no regulamento da época. E viu o time equatoriano enfrentar o Rubro-Negro na semifinal naquela ocasião.

Olimpia eliminou o Flamengo nas oitavas da Libertadores — Foto: NORBERTO DUARTE / AFP

Uma outra ocasião que os rivais poderiam ter se encontrado na Libertadores foi em 2008. Só que na época não seria imediatamente na fase seguinte. O Flamengo estava de um lado do chaveamento, e o Fluminense do outro. Só que naquela época existia uma regra que obrigava clubes do mesmo país se enfrentarem na semifinal, para evitar uma decisão de clubes do mesmo país. O Rubro-Negro caiu nas oitavas de final para o América do México. Se tivesse vencido, e depois passasse pelo Santos nas quartas, teria enfrentado o Tricolor nas semis.

Barcelona de Guayaquil eliminou o Flu nas quartas em 2021 — Foto: SANTIAGO ARCOS / POOL / AFP

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte