Filipe Luís cita "número elevado de jogadores" e indica mais saídas no Flamengo; veja quem pode partir

O departamento médico do Flamengo ainda nem esvaziou, e Filipe Luís já começa a ter dor de cabeça para decidir os relacionados pelo excesso de opções no elenco rubro-negro. Após a vitória sobre o Mirassol no sábado, o treinador afirmou que o clube pode (e deve) promover saídas nesta janela de transferências, que fica aberta até o dia 2 de setembro. Para o jogo do encerramento do primeiro turno do Brasileirão, o técnico deixou "medalhões" fora da lista e se deu ao luxo de não escalar reforços recém-contratados. A mensagem é que será preciso abrir espaço no elenco.

— Pode ser que cheguem mais peças, pode ser que saiam. Estamos com um número elevado de jogadores, pode ser que tenhamos algumas saídas — disse o técnico.

Sobre as chegadas, o ge apurou que o Flamengo monitora pelo menos três posições no mercado : goleiro, zagueiro e centroavante. Sobre as saídas, há quem perdeu espaço nos últimos tempos.

O lateral-esquerdo Viña e os atacantes Michael e Juninho sequer foram relacionados para o jogo. Com três laterais-esquerdos à disposição, provavelmente o treinador terá que optar, mais de uma vez, por deixar um fora da lista. O uruguaio foi o escolhido da vez.

— Eu formato o banco em função do que o jogo pede, em função do que a equipe precisa. Claro que o Viña é um jogador internacional, um jogador que todo mundo sabe da qualidade que tem, mas na hora de escolher e ficar com três laterais-esquerdos no banco, onde provavelmente não ia entrar nenhum deles, como não entrou o Ayrton, então eu optei por deixar ele treinando — disse Filipe.

A lateral esquerda não é o caso de jogadores que perderam espaço. Tanto Alex Sandro, quanto Ayrton Lucas e Viña - que voltou de lesão neste ano - tiveram oportunidades e são bem cotados. Mas Ayrton atraiu interesse do Al-Nassr, da Arábia Saudita. O clube árabe não fez proposta pelo jogador, mas mantém o nome na sua lista de desejos.

Michael é um dos jogadores que podem deixar o Flamengo na janela — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Michael e Juninho, por outro lado, perderam prestígio no Flamengo. O técnico ganhou opções na janela para a posição de Michael , que está recuperado de dores no tornozelo esquerdo e ficou fora da lista nos últimos dois jogos por opção do treinador. O atacante manifestou a pessoas próximas o desejo de deixar o clube nesta janela e a diretoria não se opõe , mas espera propostas. Recentemente, o jogador recusou oferta de empréstimo do Al-Ula, da Arábia Saudita.

Juninho também foi procurado por clubes sauditas na janela e recebeu duas propostas de empréstimo, recusadas pelo Flamengo . Na ocasião, foi conversada a possibilidade de o atleta ter mais chances com Filipe Luís, mas os minutos foram poucos desde então. E tende a piorar. O Fla abriu negociações com centroavantes na janela e continua em busca de um reforço para a posição, o que deve diminuir ainda mais o espaço de Juninho.

Ainda no ataque, o Flamengo também considerou negociar Cebolinha na janela. O histórico médico e o rendimento abaixo do esperado, principalmente depois de voltar da grave lesão no tendão de Aquiles, o colocaram como peça negociável. Não houve propostas até o momento, e o camisa 11 pode recuperar espaço com Filipe. Ele foi titular no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil e marcou o gol da vitória sobre o Atlético-MG - o Fla foi eliminado nos pênaltis.

Cebolinha, no entanto, não está no topo da lista do treinador. O Flamengo contratou Samuel Lino, reforço mais caro da história do clube, para ser o titular da ponta esquerda. Bruno Henrique também é opção por ali, mas pode desfalcar o clube no futuro: o atacante será julgado pelo STJD por supostamente ter forçado um cartão amarelo e beneficiado apostadores em 2023 e, se considerado culpado, pode ficar suspenso por até 720 dias .

Matheus Gonçalves voltou ao sub-20 do Flamengo depois de ter chances com Filipe Luís — Foto: André Durão / ge

Outro que tende a perder espaço no elenco é Matheus Gonçalves . O meia já vinha de poucas chances na temporada e ainda ganhou a concorrência de dois meias contratados na janela, Saúl e Carrascal. O cria chegou a acertar sua transferência para o Cruzeiro, mas o Flamengo barrou no último instante. Ele teve algumas chances, mas não foi relacionado para enfrentar o Mirassol e deve ficar fora também dos próximos jogos: Matheus vai reforçar o sub-20 nas próximas semanas, período em que o time se prepara para o Mundial da categoria, no dia 23 de agosto, contra o Barcelona, no Maracanã.

O "número elevado de jogadores", citado por Filipe, fez o treinador deixar dois reforços recém-contratados no banco de reservas no sábado. Emerson Royal e Samuel Lino foram titulares na vitória sobre o Mirassol, mas Saúl e Carrascal não entraram em campo. O colombiano vivia a expectativa de estrear, já que não foi inscrito para jogar a Copa do Brasil.

— A janela que o clube está fazendo é extraordinária. Um esforço muito grande do presidente e do Boto para potencializar ainda mais esse elenco, que já era altamente qualificado, apesar de algumas perdas importantes este ano. Eles não pararam de trabalhar nem um minuto para repor essas peças. E que a gente possa continuar com esse nível altíssimo do elenco, que é muito forte — elogiou Filipe.

O número de opções ainda vai aumentar. Três jogadores que figuram entre os titulares com frequência estão no departamento médico : o zagueiro Danilo (coxa direita) e o meia De la Cruz (joelho esquerdo) devem voltar a ficar à disposição em breve, enquanto o volante Pulgar (fratura no pé direito) tem retorno previsto para outubro.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade