Fifa lança clipe para o novo Mundial de Clubes: "Mais inclusivo da história"

A Fifa divulgou um vídeo promocional para o novo Mundial de Clubes, que estreará em junho de 2025, com 32 times. No clipe, a entidade enaltece que “uma nova era” no futebol de clubes começará a partir da competição, cuja primeira edição será nos Estados Unidos (assista acima) . Palmeiras , Flamengo e Fluminense estão classificados para o torneio.

A Fifa reiterou que o novo formato “vai redefinir como, quando e onde o verdadeiro campeão mundial será coroado”. Até agora, 30 dos 32 participantes são conhecidos e representam 20 países diferentes. Dentre eles, Brasil e México são os que contam com mais equipes até o momento, três cada. A entidade prometeu dividir as receitas com os clubes.

"Receitas geradas pela Copa do Mundo de Clubes vão ser redistribuídas ao futebol de clubes, tendo um papel fundamental em fazer o futebol de clubes realmente global", diz a Fifa.

A Fifa ainda vai anunciar a data do sorteio dos grupos e como será a divisão dos potes e definição dos cabeças de chave. Um novo troféu, diferente do que era utilizado na versão anual do Mundial de Clubes, será desenhado. A expectativa é que a entidade o apresente ainda este ano.

O Boca Juniors foi o 30º clube classificado para o torneio. O gigante argentino conseguiu a vaga pela sua pontuação no ranking das últimas quatro edições da Libertadores. A América do Sul tem direito a mais um representante, que será o campeão continental neste ano.

Em caso de título da Libertadores de um dos clubes já classificados para o Mundial, o posto restante será definido pelo ranking da Conmebol. No momento, a vaga seria do Olimpia. O 32º time será o representante do país sede, cujo método de classificação não foi definido pela FIfa.

Os únicos brasileiros que ainda podem se classificar são Atlético-MG, Botafogo ou São Paulo, caso um deles conquiste a Libertadores.

Fonte: Globo Esporte