Figura cada vez mais frequente na equipe titular do Flamengo, Vinicius Júnior é foco midiático até quando o assunto é game. O atacante recebeu atenção especial da Konami e ganhou nova representação gráfica no PES (Pro Evolution Soccer), um dos maiores simulares de futebol do mundo.
Poucos jogadores que atuam no Brasil têm detalhes faciais realísticos nos jogos de futebol vitual. Em geral, o foco destes desenvolvedores é o mercado europeu. O Flamengo, parceiro da Konami, tem uma gama maior de atletas representados mais próximos da realidade. Guerrero e Diego já tinham ganhado atenção especial.
Vendido ao Real Madrid por € 45 milhões, o jovem atacante também é importante, além dos torcedores merengues, para quem pratica o game ao redor do mundo. Foco dos holofotes, Vinicius Jr foi entrevistado nos últimos dias pelo jornal "The Guardian".
- Sei que ainda não sou ninguém e ainda não fiz nada. Eu quero me tornar um dos melhores jogadores e conquistar uma Copa do Mundo. Quero conquistar meus objetivos e deixar minha família orgulhosa - disse.
O e-sport do PES
O Brasil é visto como um mercado estratégico para a Konami. Além da atenção especial com a representação dos jogadores e licenciamento do Brasileirão e clubes, a empresa também aposta alto no e-sport do game por aqui. O Brasil é o único país do mundo que tem competição nacional organizada pela confederação local. O e-Brasileirão, desenvolvido pela CBF, teve início em 2016. Aliás, foi desta edição que saiu o jogador que seria posteriormente o campeão mundial de PES, Guilherme "GuiFera" Fonseca. Ele também venceu a categoria de Melhor Atleta de Futebol Virtual no Prêmio eSports Brasil, desenvolvido pelo Grupo Globo.