Logo Netfla

Felipe Ximenes coloca em discussão a escolha de ex-atletas para executar função de gestor nos clubes do Brasil

Nos últimos anos, virou fato comum ex-jogadores assumirem funções dentro de clubes de futebol, pouco tempo depois de pendurar suas chuteiras. O Corinthians é um exemplo recente desse panorama. O Timão terá Emerson Sheik e Vilson como novos dirigentes para esta temporada. Em uma conversa exclusiva com o LANCE!, Felipe Ximenes, gerente de futebol com passagens por clubes do Brasil, defendeu que existem ex-jogadores com capacidade de exercer funções longe do gramado, mas que cabe aos clubes definir o perfil de profissional que eles buscam para o seu cotidiano.

- Acho que há pessoas que já jogaram futebol e têm plenas condições de exercer funções executivas. O mais importante é que os clubes entendam o perfil do profissional que eles estão contratando. Não cabe ao profissional, por si só, julgar se ele deve se capacitar ou não, fazer cursos ou não, se só o conhecimento que ele possui já é o suficiente. Na verdade, cabe ao clube avaliar se o perfil da pessoa que ele vai contratar está dentro do desejado - argumentou.

Para Ximenes, no mercado do futebol, não há muito o hábito de se planejar e pensar em um perfil que se encaixe nas necessidades de cada clube. Porém, o executivo acredita que há sempre lugar para quem se prepara.

- O mercado se movimenta e tem vida própria. É uma escolha que o mercado tem feito e acredita que existam ex-jogadores extremamente capacitados, como existem ex-treinador também capacitados para a função. O mercado está aí para todo mundo, é competitivo e as pessoas, se capacitando mais e apresentando melhores trabalhos, vão naturalmente se encaixar nas melhores funções. Faz parte do mercado e encaro isso de uma forma absolutamente natural - afirmou.

Felipe Ximenes ressaltou que, muitas vezes, os clubes contratam profissionais que não possuem a habilidade para a função que devem desempenhar.

- Quem decide se deve se capacitar ou não é o próprio profissional, seja ele um graduado em educação física, ex-jogador ou ex-treinador. Quem deve pensar antes de contratar são os clubes, para saber se estão fechando com um profissional com o perfil que ele realmente espera - avaliou.

Felipe Ximenes

Felipe Ximenes já passou por grandes clubes, como Fluminense e Flamengo (Foto: Divulgação)

Fonte: Lancenet

Comentários

Jogos

Próximo jogo 10 horas a partir de agora
Brasileirão - Série A
SantosSantos
X
FlamengoFlamengo
Dom 08/12 / Vila Belmiro / 16h00
Brasileirão - Série A
FlamengoFlamengo
6 x 1
AvaíAvaí
Últimas
+ Lidas da semana