Falta concentração? Flamengo é o segundo time da Série A que mais levou viradas em 2023

O Flamengo voltou a tratar oficialmente da remota possibilidade de título após as vitórias sobre Cruzeiro e Vasco, mas a derrota para o Grêmio por 3 a 2 foi como um balde de água fria. A forma como perdeu, aliás, faz o torcedor rubro-negro se deparar com estatística nada agradável. Dos clubes da Série A, o Fla é o segundo que mais sofreu viradas em 2023. Foram sete no total .

Somente o América-MG, lanterna com 19 pontos e virtual rebaixado para a Segunda Divisão, supera o Flamengo no quesito. O Coelho levou 10 viradas. Os números foram levantados por Guilherme Maniaudet, do Espião Estatístico .

Curioso é que em pelo menos três dessas sete derrotas o Flamengo tinha o jogo controlado e pouco sofria. Foi assim contra o Grêmio na última quarta-feira, e o panorama se repetiu contra Athletico-PR e Internacional, em que os adversários venceram por 2 a 1 em seus respectivos estádios.

Tite em Grêmio x Flamengo — Foto: Thiago Lima

Após o revés na Arena do Grêmio, Tite identificou um "ajuste necessário": saber administrar resultados sem chamar o adversário para o seu campo de defesa, algo que o Flamengo fez bem contra Cruzeiro e Vasco após abrir o placar.

- O Flamengo sentiu o gol. Tem que absorver, e isso é um processo de maturidade. Absorve o gol e vai procurar o jogo de novo.

- O jogo de futebol apresenta diferentes fases. Eu não falei desligar e nem em termos psicológicos. Eu uso o boxe como exemplo. Quando você recebe um jab (soco), você traz para trás e se resguarda. Vou ser específico para futebol: você tomou o gol, fica com a bola. Fica com o controle, fica com o domínio. E naturalmente você vai retomar o seu melhor nível. Esses pequenos ajustes são necessários - avaliou o treinador.

Santos tenta alcançar bola na virada do Inter sobre o Flamengo no turno — Foto: Tomás Hammes

Antes dessa do Grêmio, as outras seis viradas foram divididas igualmente entre os antecessores de Tite. Três foram com Vítor Pereira e as demais sob orientação de Jorge Sampaoli. O português, porém, perdeu duas taças após viradas sofridas. Primeiramente a da Supercopa do Brasil, em que o Flamengo fez 1 a 0 e levou o 4 a 3. A outra foi a da Taça Guanabara: abriu o placar, mas o Fluminense acabou com o troféu com o placar de 2 a 1 - o Rubro-Negro tinha a vantagem do empate.

Confira todas as viradas sofridas pelo Flamengo em 2023:

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte