Fabio Azevedo: Guerrero ainda pode recorrer após punição da Fifa

Nesta sexta-feira (8 de dezembro), a Fifa divulgou em seu site oficial que o atacante Paolo Guerrero, do Flamengo, está suspenso por um ano por doping. Após a decisão, Fabio Azevedo, repórter dos canais FOX Sports, conversou com Bichara Neto, advogado do peruano, sobre os próximos passos da defesa.

Mundial de Clubes, Arsenal e Milan ao vivo no FOX Sports

De acordo com o Bichara, ainda cabe recurso ao Tribunal de Apelação da Fifa e, caso necessário, ao CAS (Corte Arbitral do Esporte). O advogado ainda revelou que esperará a Fifa entregar a fundamentação da decisão para então seguir o processo.

Veja o comunicado oficial dos advogados do jogador

Guerrero e sua defesa receberam com extrema surpresa e decepção o resultado publicado pela FIFA punindo o atleta com 1 ano de suspensão mesmo reconhecendo que o jogador não faz uso de cocaína. As provas são contundentes e somadas à baixíssima concentração do metabólito comum à folha de coca não justificam em nenhuma hipótese essa decisão. Vamos recorrer até a última instância em busca de justiça e em prol do Jogo Limpo e do Esporte Justo.

Confira abaixo o comunicado da Fifa

Em 7 de dezembro de 2017, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu, depois de analisar todas as circunstâncias específicas do caso, suspender o jogador internacional peruano Paolo Guerrero por um ano. O jogador testou positivo para o metabólito de cocaína, a benzoilecgonina, uma substância inclusa na Lista de Proibições de 2017 da WADA sob a classe "S6 - Estimulantes", após um teste de controle de doping realizado após o confronto da competição preliminar da Copa do Mundo de 2018, em Buenos Aires, contra a Argentina, dia 5 de outubro de 2017.

Ao testar positivo para uma substância proibida, o jogador violou o artigo 6 do Regulamento Antidopagem da FIFA e, como tal, violou o artigo 63 do Código Disciplinar da FIFA.

O período de suspensão começa dia 3 de novembro de 2017, data em que o jogador foi suspenso provisoriamente pelo presidente do Comitê Disciplinar da FIFA. Em conformidade com o artigo 29 do Regulamento antidopagem da FIFA, a suspensão abrange, entre outros, todos os tipos de correspondências, incluindo jogos nacionais, internacionais, amistosos e oficiais. As partes da decisão foram devidamente notificadas hoje.

Veja as últimas do Mercado da Bola e quem pode chegar ao seu time

Saiba mais: 

Guerrero é suspenso pela Fifa

CR7 diz ser o melhor da história

Gigante inglês quer Arthur

Crédito da imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Fonte: FoxSport