A final da Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians, disputada no último domingo (1), foi marcada por uma polêmica de arbitragem que gerou intensos debates. O árbitro Rafael Rodrigo Klein expulsou o jogador Carrascal, do Flamengo, após revisar um lance polêmico no VAR, o que deixou o clube carioca com um a menos na partida.
O incidente ocorreu no final do primeiro tempo, quando Carrascal acertou o rosto de Bidon com uma cotovelada. Após o intervalo, Klein foi chamado à cabine do VAR para reavaliar o lance. Em diálogo com os capitães Arrascaeta e Gustavo Henrique, ele expressou dúvidas sobre o protocolo de checagem, considerando que a revisão estava sendo feita logo após o retorno dos times ao campo. Klein questionou: “Eu preciso comunicar alguma coisa aqui fora ou não? Alguém me avisa se preciso fazer alguma coisa aqui fora”.
Durante a análise, o árbitro foi orientado pela equipe do VAR de que não era necessário fazer qualquer comunicação externa, mas decidiu conversar com os capitães. “Durante o intervalo, a equipe VAR encontrou evidências de uma conduta violenta nesse último lance. Eu vou ser chamado agora para rever o lance, que não foi visto aqui no campo, porque se trata de uma conduta violenta e eu posso fazer isso em qualquer momento da partida. E vou fazer isso agora, ok?”, explicou Klein.
Após rever o lance, o árbitro concluiu que Carrascal fez um “movimento de soco” com a mão fechada. “Ok. Eu vejo o jogador fora da disputa da bola fazendo o movimento de soco, com a mão fechada, em direção a uma parte sensível do seu adversário, que é o rosto. A minha decisão é cartão vermelho para o número 15 [Carrascal] por conduta violenta, ok?”, afirmou Klein antes de voltar ao campo e expulsar o jogador.
Próximos Jogos
A expulsão de Carrascal teve um impacto significativo no desempenho do Flamengo, que acabou sendo derrotado pelo Corinthians, cujo placar final não foi informado.
Para os próximos compromissos, o Flamengo terá os seguintes jogos:
- Internacional (C) - 04/02, às 19h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
- Sampaio Corrêa (C) - 07/02, às 21h (de Brasília) - Campeonato Carioca
- Vitória (F) - 10/02, às 21h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
O Corinthians, por sua vez, também se prepara para seus próximos desafios:
- Capivariano (C) - 05/02, às 20h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista
- Palmeiras (C) - 08/02, às 20h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista
- Red Bull Bragantino (C) - 12/02, às 20h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro