Nos próximos 11 dias, Atlético-MG e Flamengo ficarão frente a frente por três vezes. Duas delas, decisivas na Copa do Brasil. Antes, neste domingo, às 20h30 (de Brasília), é pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Uma prévia para o duelo do mata-mata, além de valer o desempate no retrospecto entre as equipes em jogos pelo Brasileirão desde 1971.
Desde que o Campeonato Brasileiro recebeu esse nome, em 1971, Atlético e Flamengo já se enfrentaram em 74 oportunidades. Foram 29 vitórias alvinegras e 29 rubro-negras . Em 16 partidas, houve empate. O Galo tem 106 gols marcados. Os cariocas, 91.
O tira-teima é neste domingo. Enquanto o Flamengo vem de duas vitórias e mira a liderança, o Atlético busca a reação, após duas derrotas, para se aproximar do G-6, zona de classificação à Conmebol Libertadores do ano que vem.
Flamengo x Atlético; Hulk e Arrascaeta — Foto: Pedro Souza / Atlético
No último encontro pelo Brasileirão, em novembro do ano passado, os times empataram por 0 a 0, no Maracanã. O primeiro confronto, pelo campeonato com esse nome, foi em 1971. O Atlético venceu por 1 a 0, também no Maracanã. Em 1980, os clubes fizeram a decisão do torneio. O Galo venceu em BH por 1 a 0. No Rio, o Rubro-Negro ganhou por 3 a 2 e ficou com o troféu.
No Rio de Janeiro, foram 34 encontros pelo Brasileirão, com 19 vitórias flamenguistas, oito triunfos atleticanos e sete empates.
Além das pretensões dos times no Brasileiro, o jogo deste domingo serve de esquenta para as oitavas de final da Copa do Brasil. O sorteio colocou cara a cara Atlético e Flamengo, finalistas da edição passada, com os cariocas campeões.
O primeiro duelo é nesta quinta-feira às 21h30, no Maracanã. A volta está marcada para 6 de agosto, às 21h30, na Arena MRV. Galo e Rubro-Negro buscam seguir na caminhada pelo título e miram R$ 4.740.750 de premiação para quem avançar às quartas de final.