A convocação deste domingo premia o jogador mais regular e mais presente do Flamengo de 2023. Ayrton Lucas foi chamado pela primeira vez para o grupo principal da Seleção Brasileira, para os amistosos contra Guiné e Senegal. Uma conquista que consolida o bom momento do camisa 6 da Gávea.
O jogador de 25 anos não está entre as estrelas do elenco, mas é um dos poucos que escapa das críticas da torcida em meio à crise técnica do Flamengo , que tropeça no Brasileirão, está ameaçado na fase de grupos da Libertadores e chega pressionado para o jogo de volta contra o Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Ayrton Lucas comemora gol pelo Flamengo — Foto: André Durão
Lateral-artilheiro
O defensor mostra um lado artilheiro nesse primeiro semestre do ano. Ele já fez cinco gols em 30 jogos. É a temporada mais goleadora da carreira. O lateral está a uma bola na rede de dobrar a melhor marca em um só ano, que aconteceu em 2017 e em 2020/2021, quando marcou três vezes.
Esses números fazem dele o lateral com mais gols no "Novo Maracanã". Desde a reabertura do estádio, em 2013, após a reforma, essa marca era de Gilberto, ex-Fluminense, com seis gols. Ayrton chegou a sete ao empatar a partida do último domingo, contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, que terminou em 1 a 1.
Segue a maratona
O Brasil jogará nos dias 17 e 20 de junho. A data Fifa começa no dia 12, quando os atletas terão de se apresentar. Em outros tempos, significaria um desfalque para o Flamengo em jogos do Brasileirão. No novo calendário, o jogador poderá seguir a maratona de partidas que dura desde fevereiro.
A última vez que Ayrton ficou fora de um jogo do Flamengo foi no dia 25 daquele mês, na vitória sobre o Botafogo, quando o clube não levou os titulares para poupá-los de olho na disputa da Recopa Sul-Americana. Desde então, o defensor participou de 22 partidas seguidas, apenas três delas saindo do banco de reservas. No time titular, a maior sequência foi de 13 confrontos.
Ayrton participou de 30 dos 35 jogos do Flamengo em 2023. Ficou fora somente de partidas do Campeonato Carioca. A frequência alta em campo também tem a ver com a falta de opções no elenco, já que Filipe Luís ficou disponível poucas vezes por conta de lesões.
Caminho até a Seleção
Ayrton Lucas começou no futebol de base do ABC e foi para o Fluminense ainda nas categorias inferiores. Terminou a formação em Xerém e foi emprestado pelo clube tricolor duas vezes até se consolidar na equipe, em 2018. A boa temporada rendeu proposta do Spartak de Moscou, onde o jogador ficou por quatro temporadas até ser contratado pelo Flamengo , em 2022.
Essa foi a primeira convocação do lateral-esquerdo para a seleção principal. Antes, ele foi chamado para a equipe sub-20, em 2016, e participou da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, com chamados em 2019 e 2020.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv