A Polícia Militar do Rio de Janeiro revelou após reunião nesta quinta-feira que, em caso de título da Libertadores, o Flamengo deve desembarcar no Galeão no domingo de manhã e se dirigir direto para o Maracanã para comemorar ao lado dos torcedores.
A reunião nesta quinta teve como objetivo a avaliação da operação que escoltou o ônibus rubro-negro do Ninho do Urubu até o aeroporto na quarta-feira. Ao fim dela, Mauro Fliess, porta-voz da PM, deu pistas do planejamento da polícia para o fim de semana em que o Flamengo pode ser campeão da Libertadores e do Brasileirão.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/09/01/20190901_flamengo__x_palmeiras_016.jpg)
Maracanã deve receber a festa do Flamengo em caso de título da Libertadores — Foto: Alexandre Loureiro/BP Filmes
- O evento começará no deslocamento do Flamengo do aeroporto até as dependências do Maracanã - afirmou ele, que explicou que uma nova reunião será realizada na sexta para definir a programação.
- Inicialmente, a operação prevê a saída do aeroporto para o Maracanã. Nessa primeira reunião, o que ficou alinhado seria a chegada no Galeão e, de lá, uma ida ao Maracanã.
O Flamengo tem retorno de Lima programado para a madrugada de domingo, pouco depois da final da Libertadores. A chegada ao Rio de Janeiro, portanto, é prevista para as 9h30 da manhã de domingo. Flamengo e River Plate se enfrentam no sábado, às 17h (de Brasília), no Estádio Monumental de Lima.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/11/20/agi20191120036.jpg)
Multidão ocupa a saída do Flamengo do Ninho do Urubu — Foto: Agência Estado
PM avalia operação como positiva
A PM avaliou como positiva a operação de escolta do ônibus do Flamengo na quarta-feira, apesar dos registros de confusões. Em certo momento, para dispersar o tumulto, os policiais utilizaram gás de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo.
- O desafio foi muito grande. O número de torcedores presentes excedeu o número que tínhamos planejado - explicou o porta-voz da PM.
- O planejamento da PM visava preservas a vida das pessoas. O que observamos nesse evento? A paixão pelo futebol excedeu a razão. Algumas pessoas se posicionando em frente a veículos em deslocamento. O efetivo tinha essa obrigação de retirar essas pessoas e também uma preocupação muito grande com a segurança aeroviária. Uma invasão à pista do aeroporto fecha todo o espaço aéreo do Rio de Janeiro. Houve tentativa de invasão - concluiu ele.