Em entrevista ao Sportv neste domingo (26), o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues , falou sobre o calendário do Campeonato Brasileiro 2024 após os adiamentos ocorridos devido às tragédias naturais no Rio Grande do Sul.
Nesta segunda-feira (27), haverá uma reunião geral dos clubes da Série A na sede da entidade, no Rio de Janeiro. De acordo com o dirigente, a Confederação vai propor que não ocorra a ampliação de datas em dezembro, de forma a não afetar o calendário nacional de 2025, que promete ser ainda mais complicado.
Ednaldo deixou claro que a CBF espera ainda encerrar o Brasileirão em 8 de dezembro, mesmo que isso signifique encaixar partidas em série durante a disputa da Copa América .
O cartola ressaltou que as equipes terão que demonstrar "um pouco de desprendimento" neste "momento crítico" para que a Série A termine no prazo originalmente estabelecido.
"Teremos uma reunião amanhã com todos os clubes da Série A, um Conselho Técnico Extraordinário, exatamente para buscar a melhor solução para que a competição não tenha uma extensão do calendário. A proposta da CBF é conciliar de uma forma que não traga nenhuma consequência para todos os envolvidos: clubes, patrocinadores, atletas... E também não impactar no calendário de 2025", iniciou o presidente.
"A proposta da CBF é manter o calendário para 2024 até dia 8 de dezembro. Vamos conversar com todos os clubes. A CBF vai dar várias soluções para que a competição possa terminar dentro do que foi planejado para o calendário de 2024", seguiu.
"(Sobre ter mais jogos durante o período da Copa América) A CBF vai propor soluções. A gente sabe que é um momento crítico e cada um tem que dar um pouco. Cada um tem que ter um pouco de desprendimento para que a gente possa conciliar. E a CBF vai procurar a melhor alternativa possível para que isso não aconteça de uma forma tão extensa", prometeu.
"A diretoria de competições e toda a presidência vai star a disposição para conciliar da melhor maneira possível essa reposição de jogos com os clubes", finalizou.
Após o adiamento das últimas rodadas, o Brasileirão deve ser retomado no próximo sábado (1º).