Desde que chegou ao Flamengo o técnico Dorival Júnior vinha convivendo apenas com elogios. As boas campanhas na Copa Libertadores e na Copa do Brasil , além da recuperação no Campeonato Brasileiro , renderam comparações com Jorge Jesus. O português foi o mais vitorioso treinador da história recente do clube. Entretanto, as críticas apareceram para Dorival após empate por 1 a 1 com o Ceará , no domingo, no Maracanã.

Na véspera, o Flamengo viu o Palmeiras empatar por 2 a 2 com o Bragantino . Era a oportunidade para encurtar a distância para cinco pontos no Brasileirão e entrar de vez na briga pelo título. Porém, Dorival preferiu escalar um time misto. O empate por 1 a 1 com o Ceará frustou a torcida e gerou questionamentos.

Apesar do tropeço, Dorival defendeu a estratégia dizendo que a situação na Libertadores não está definida para o Flamengo.

“Dizem que estamos com a situação definida na Libertadores e que podemos pensar de outra forma. Mas não vejo dessa maneira, pois é futebol. Nós não mudamos o nosso comportamento e nós não vamos alterar”, disse ele.

O Flamerngo tem o duelo de volta pelas semifinais da Copa Libertadores na quarta-feira. Mas já goleou o Vélez Sarsfield na ida, por 4 a 0, na Argentina. Assim, para a torcida, Dorival poderia ter preservado os titulares contra os argentinos.