Dorival já utilizou nove duplas de zaga diferentes no Flamengo; David Luiz é quem mais atuou

Após David Luiz ser substituído no intervalo da vitória por 3 a 1 diante do São Paulo , pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, Dorival Júnior poderá ter de quebrar novamente a cabeça para formar o sistema defensivo do Flamengo por conta de desfalques. O defensor de 35 anos é o zagueiro mais utilizado pelo treinador desde a sua chegada ao clube, com 11 jogos até aqui, e precisou deixar o duelo por conta de sintomas que indicam um possível quadro de hepatite viral.

Em pouco mais de dois meses e meio de trabalho, Dorival esteve à frente do comando técnico rubro-negro em 22 jogos e utilizou nove formações de zaga diferentes para iniciar os duelos. Com oito jogos juntos, David Luiz e Léo Pereira , titulares contra o São Paulo, formaram a principal dupla durante o período. Em seguida, aparecem Fabrício Bruno e Pablo , com quatro partidas. (Veja o ranking completo abaixo). Eles, aliás, devem iniciar jogando contra o Botafogo, no domingo, no Nilton Santos.

Dorival Júnior, técnico do Flamengo, em jogo pela Copa do Brasil — Foto: Marcos Ribolli
1 de 2 Dorival Júnior, técnico do Flamengo, em jogo pela Copa do Brasil — Foto: Marcos Ribolli

Dorival Júnior, técnico do Flamengo, em jogo pela Copa do Brasil — Foto: Marcos Ribolli

Duplas de zaga utilizadas por Dorival Júnior no Flamengo

Duplas de zaga Nº de jogos
David Luiz e Léo Pereira 8
Fabrício Bruno e Pablo 4
David Luiz e Pablo 2
Pablo e Rodrigo Caio 2
Gustavo Henrique e Pablo 2
David Luiz e Rodrigo Caio 1
Gustavo Henrique e Léo Pereira 1
Fabrício Bruno e Rodrigo Caio 1
Fabrício Bruno e Léo Pereira 1

Embora o treinador não faça distinção entre time titular e reserva no elenco, o Flamengo vem disputando as competições eliminatórias e o Brasileirão com equipes diferentes. David Luiz e Léo Pereira começaram jogando lado a lado em oito jogos, sendo sete em partidas de Copa do Brasil ou de Libertadores.

Entre as principais alternativas de Dorival, estão Pablo e Fabrício Bruno. Pablo é o segundo zagueiro do elenco que mais iniciou jogos com o atual treinador do Flamengo. Foram dez partidas como titular desde que Dorival assumiu o cargo. Já Fabrício Bruno esteve entre os 11 iniciais do treinador em seis jogos e foi o substituto de David Luiz contra o São Paulo na última quarta.

Com 11 jogos, David Luiz é o zagueiro que mais atuou desde a chegada de Dorival Júnior — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
2 de 2 Com 11 jogos, David Luiz é o zagueiro que mais atuou desde a chegada de Dorival Júnior — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Com 11 jogos, David Luiz é o zagueiro que mais atuou desde a chegada de Dorival Júnior — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Número de jogos de cada zagueiro com Dorival Júnior

Zagueiro Nº de jogos com Dorival
David Luiz 11
Pablo 10
Léo Pereira 10
Fabrício Bruno 6
Rodrigo Caio 4
Gustavo Henrique 3

A possível ausência de David Luiz, que saberá o resultado de exames na próxima segunda-feira, dos próximos jogos pode se tornar um problema para o treinador. Além de David aguardar a resposta do departamento médico, o Flamengo também não conta com Rodrigo Caio, que se recupera de uma lesão no menisco e tem volta prevista pela comissão técnica para a segunda quinzena de setembro . Gustavo Henrique, outro dos que atuou, hoje defende o Fenerbahçe.

O jovem Cleiton, de 19 anos, pode ganhar uma chance de entrar no rodízio de elenco organizado pelo atual treinador. O defensor foi relacionado por Dorival em três oportunidades até aqui, mas não entrou em campo.

O Flamengo volta a campo neste domingo, às 18h, no clássico diante do Botafogo, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra está em 3º lugar no torneio, com 40 pontos.

Fonte: Globo Esporte