Discípulos de Jesus: conheça os homens de confiança que o novo técnico levou ao Flamengo

Jorge Jesus iniciou seu trabalho no Flamengo na segunda-feira ao lado de mais sete integrantes de sua comissão. Seis deles são portugueses. O sotaque luso começa a fazer parte do dia a dia do Ninho do Urubu. Os "discípulos" de Jesus são profissionais de confiança do treinador e todos já atuaram com ele em outros clubes.

O staff de Jesus. Da esquerda para direita, o auxiliar João de Deus, os analistas Gil Henriques e Rodrigo Araújo, e o preparador Mário Monteiro  — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O staff de Jesus. Da esquerda para direita, o auxiliar João de Deus, os analistas Gil Henriques e Rodrigo Araújo, e o preparador Mário Monteiro — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Com a chegada dos novos profissionais, há uma reformulação em curso no departamento de futebol com a demissão de alguns funcionários.

Conheça os discípulos de Jesus:

João de Deus - auxiliar

Observado por Jorge Jesus, o auxiliar João de Deus corre ao lado os jogadores do Flamengo no treino — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Observado por Jorge Jesus, o auxiliar João de Deus corre ao lado os jogadores do Flamengo no treino — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O auxiliar, de 42 anos, trabalhou com Jorge Jesus no Al Hilal, da Arábia Saudita, na temporada 2018/2019. Antes, foi treinador de alguns clubes menores de Portugal, como o Gil Vicente, Nacional da Ilha da Madeira, Oliveirense, Farense, além da equipe B do Sporting.

Seu currículo inclui experiências internacionais na Índia, Chipre, Angola e Cabo Verde. Ele é conhecido por, assim como Jesus, ser um estudioso e viver futebol 24h por dia. No início de sua trajetória, trabalhou na base do Vitória de Setúbal como preparador físico.

Quando era atleta, João de Deus atuava como zagueiro, mas não teve uma carreia de grande destaque. Ele fez as categorias de base no "Os Pelezinhos" e Vitória de Setúbal, onde se profissionalizou. Também passou por clubes portugueses como Estoril, Seixal, Barreirense e Lusitano de Évora.

Tiago Oliveira - auxiliar

Tiago Oliveira, auxiliar do técnico Jorge Jesus no Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Tiago Oliveira, auxiliar do técnico Jorge Jesus no Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Ele tem 34 anos e estava na comissão técnica do Al Hilal B, que tinha como comandante o também português Rodolfo Correia, enquanto Jorge Jesus estava à frente do time principal. Em Portugal, havia trabalhado ao lado de treinadores como Armando Gonçalves Teixeira, conhecido como Petit.

Antes o Al Hilal, ele trabalhou nas seguintes equipes: Feirense (2008 a 2014), Tondela (2014 a 2015), Vitória de Setúbal (2015 a 2016), Belenenses (2016 a 2017), Paços de Ferreira (2016 a 2017) e Moreirense (2017 a 2018). Sua única experiência internacional antes da Arábia Saudita tinha sido uma rápida passagem pelo Lechia Gdansk, da Polônia, em 2014.

Tiago Oliveira foi técnico de equipes de base do Feirense (do sub-8 até sub-18). Apesar de no profissional só ter atuado como auxiliar, ele tem a licença "Uefa Pro" para ser treinador.

Mário Monteiro - preparador físico

Tem 55 anos e é quem está há mais tempo com Jesus, desde a temporada 2005/2006, no União de Leiria. Depois, não se separaram mais. Atuaram lado a lado ainda no Belenenses, Braga, Benfica, Sporting e Al Hilal.

Mário Monteiro (de boné) e Marcio Sampaio, integrantes da comissão de Jesus — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Mário Monteiro (de boné) e Marcio Sampaio, integrantes da comissão de Jesus — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Marcio Sampaio - prevenção e recuperação de lesões

Começou a trabalhar com Jorge Jesus no Sporting, na temporada 2015/2016, e também fez parte de sua comissão no Al Hilal. Seu trabalho é em parceria com preparador físico Mário Monteiro na prevenção de lesões e recuperação dos jogadores.

Tem 40 anos e acumulou bastante experiência internacional antes de entrar para a comissão de Jesus. Além de clubes portugueses como Braga, Olhanense e União de Leiria, trabalhou no Servette, da Suíça, Al Sharjah, dos Emirados Árabes, Partizani Tirana, da Albânia, Zamalek SC, do Egito, Al-Shabab e Al Hilal, da Arábia Saudita.

Rodrigo Araújo e Gil Henriques - analistas de vídeo/desempenho

A função destes profissionais é ajudar o treinador nos treinos, preparação da estratégia para os jogos e análise dos adversários. Gil Araújo tem 36 anos e começou a trabalhar com Jesus no Sporting. Seguiu o treinador no Al Hilal e agora no Flamengo. Tem passagens por Estoril, Estrela Amadora, Vitória de Setúbal e Olhanense, além de uma experiência no 1º de Agosto, de Angola.

Rodrigo Araújo trabalhou com Jesus nos últimos anos no Benfica, nas três temporadas no Sporting e no Al Hilal, sempre nesta função de analista de vídeo. É ele o responsável por pilotar o drone que faz imagens do treino para auxiliar o trabalho de Jesus.

Evandro Mota - coaching/motivador

Evandro Mota, coaching do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Evandro Mota, coaching do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Tem experiência na área esportiva desde a década de 80, e trabalhou em diversos clubes brasileiros, e, inclusive, fez parte da comissão do técnico Carlos Alberto Parreira na conquista do tetracampeonato mundial em 1994. Evandro Mota trabalhou com Jorge Jesus por quatro anos, sendo três no Benfica e um no Sporting. Se separaram quando o português se aventurou na Arábia Saudita, mas recebeu o convite logo que o treinador iniciou as conversas com o Flamengo.

Segundo Mota, seu objetivo no Rubro-Negro será ajuda a implementar uma "cultura de excelência" e uma mentalidade campeã.

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade