De La Cruz será o 10° uruguaio do Flamengo; veja lista que tem Arrascaeta no topo

O Flamengo acertou a contratação de De La Cruz na noite de sábado. O meia será o 10º uruguaio da história do clube. O primeiro a vestir vermelho e preto foi Roberto Rodríguez, em 1938. O mais importante de todos é Arrascaeta.

Confira lista com os nove uruguaios que já defenderam o Flamengo

Arrascaeta

Oitavo uruguaio da história do Flamengo , Arrascaeta é um dos maiores jogadores de todos os tempos do clube. Chegou em 2019 e já soma 11 títulos: duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e três estaduais.

De La Cruz e Arrascaeta têm grande chance de jogarem juntos pelo Flamengo — Foto: Divulgação/Federação de Futebol do Uruguai

Arrascaeta não é apenas o maior uruguaio da história do Flamengo , mas é também visto por muitos torcedores como o estrangeiro mais importante dentre os que envergaram a camisa rubro-negra, apesar das históricas passagens de Doval e Petkovic.

Em 2023, o craque ultrapassou Pet em número de gols e tornou-se o terceiro maior artilheiro do clube entre os gringos. São 63 anotados em 247 partidas.

Ramirez

Lateral-direito de boa técnica e com forte poder de marcação, Sérgio Ramirez D'Ávilla, conhecido apenas pelo sobrenome, fez boa figura no Flamengo entre 1977 e 1979.

É o segundo com mais jogos dentro da lista de uruguaios que atuaram pelo Rubro-Negro. Fez 94 partidas e dois gols, conquistando dois Cariocas e um Troféu Palma de Mallorca.

Sérgio Ramirez, Flamengo — Foto: Reprodução

Peralta

Contratado em 2006 por Kleber Leite, Peralta desembarcou no Rio com o desafio de provar que o talento que o levou à Inter de Milão sobressairia em relação à fama de festeiro. Chegou também pressionado a repetir lindas jogadas exibidas no DVD que chegou ao comando do futebol rubro-negro. Não conseguiu. Foram apenas 20 jogos e quatro gols marcados.

Em raras oportunidades mostrou que tinha muito talento com a bola nos pés, mas a forma física o impedia de se firmar em uma equipe limitada tecnicamente.

Apesar da curta - e decepcionante - passagem, Peralta é o único uruguaio além de Arrascaeta que conquistou um título nacional pelo Flamengo : a Copa do Brasil de 2006. Na primeira fase, na suada classificação contra o ASA de Arapiraca-AL, fez o gol da virada por 2 a 1 (veja no vídeo acima) .

Horácio Peralta Flamengo — Foto: Reprodução / Acervo O Globo

Grandes zagueiros

Além de Arrascaeta e Ramirez, o Flamengo teve outros dois grandes atletas nascidos no Uruguai. São eles Dario Pereyra e Manicera. O primeiro teve curtíssima passagem em 1988, com duração de dois meses e 12 partidas.

Manicera, por sua vez, jogou todas as partidas do Uruguai na Copa do Mundo de 1966. É considerado um dos zagueiros mais técnicos do futebol uruguaio, onde foi ídolo com a camisa do Nacional. Defendeu o Flamengo em 70 oportunidades entre os anos de 1968 e 1969 e não marcou gols.

Varela

Contratado no ano passado, Guillermo Varela, jogador de duas Copas do Mundo, ainda não se firmou no Flamengo . Não foi bem com Dorival Júnior, Vítor Pereira e Jorge Sampaoli. Encerrou o ano como titular nas últimas duas partidas de Tite. O atleta de 30 anos tem passagens pela base do Real Madrid, pelo Manchester United e por equipes da Dinamarca e da Rússia.

Varela em ação em São Paulo x Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Curtas passagens

O primeiro uruguaio a defender o Flamengo foi o zagueiro Rodriguez, que disputou 11 partidas em 1938. O atacante Bucheli foi o segundo, com seis partidas e um gol em 1945. O terceiro foi Mendoza, que fez apenas dois jogos entre 1966 e 1967 sem balançar as redes.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte

Últimas Notícias

Flamengo está a cerca de R$ 50 milhões de bater meta de vendas; veja o que já entrou nos cofres

Flamengo está a cerca de R$ 50 milhões de bater meta de vendas; veja o que já entrou nos cofres

Dois dos países europeus que mais investem, Inglaterra e Rússia abrem suas janelas de transferências nesta sexta-feira. Não menos ativos no mercado, Espanha, Itália, Alemanha e...

Neymar veste camisa do Santos após causar alvoroço com uniforme do Flamengo e mensagem de Gabigol

Neymar veste camisa do Santos após causar alvoroço com uniforme do Flamengo e mensagem de Gabigol

Neymar agitou os torcedores brasileiros nas redes sociais nesta quarta-feira (12). Primeiro, o atacante publicou uma foto usando a camisa do Flamengo . O uniforme tinha...

Oitavas da Libertadores: onde assistir, datas e tudo sobre os duelos que valem vaga nas quartas de final

Oitavas da Libertadores: onde assistir, datas e tudo sobre os duelos que valem vaga nas quartas de final

Está definida a tabela das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores . Nesta quarta-feira (12), foram confirmadas as datas, locais e transmissões dos oito confrontos da...

Com clássicos nacionais, Conmebol define datas e horários dos jogos das oitavas de final da Libertadores

Com clássicos nacionais, Conmebol define datas e horários dos jogos das oitavas de final da Libertadores

Nesta quinta-feira, a CONMEBOL divulgou as datas oficiais das partidas de oitavas de finais da Libertadores. Nos duelos de tricolores, o Fluminense, atual campeão, enfrentará o...

Flamengo e Fluminense vetam tatuagens visíveis e citam "barba feita" em cartilha para funcionários do Maracanã

Flamengo e Fluminense vetam tatuagens visíveis e citam "barba feita" em cartilha para funcionários do Maracanã

Na proposta que garantiu a Flamengo e Fluminense a administração do Maracanã pelo próximos 20 anos, a dupla incluiu uma cartilha que faz uma série de...