Após um mês afastado dos gramados, De la Cruz voltou a ser protagonista em campo na vitória do seu time por 3 a 1 sobre o Internacional, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O retorno do volante uruguaio, no entanto, ocorre em um contexto conturbado, marcado pela demissão de José Luiz Runco, ex-chefe do departamento médico do clube, que foi dispensado após a divulgação de mensagens críticas sobre a condição física do jogador.
Um Retorno Marcado por Desafios
Na zona mista do Beira-Rio, De la Cruz foi abordado por jornalistas e, ao ser questionado sobre a polêmica que cercou sua ausência, optou por desviar do assunto. “Ninguém conhece meu corpo melhor do que eu. Então, hoje, me senti bem. Vou continuar trabalhando para dar continuidade a uma sequência de jogos. Depois, o treinador é que vai lançar os jogadores em campo. Vou tentar estar disponível para todas as partidas que vêm pela frente. Eu trabalho para isso. Na quarta-feira, tem mais”, afirmou, referindo-se ao jogo de volta das oitavas de final da Libertadores contra o mesmo Internacional.
Planejamento e Foco na Família
No final de julho, De la Cruz foi liberado para visitar sua família no Uruguai, uma viagem que, segundo ele, já estava programada junto ao departamento médico. “Eu fiquei com a minha família porque já tinha programado, não pela causa que você falou agora (a polêmica das mensagens). A gente já tinha planejado isso com o departamento médico, que eu seria liberado por um fim de semana para ir ao Uruguai, passar (tempo) com a minha família”, explicou o jogador.
Apesar da pressão externa, De la Cruz se mostrou determinado a manter o foco em seu desempenho. “Muitas coisas aconteceram e foram faladas, sobre as quais não vou falar agora. Chegará um momento em que talvez eu fale alguma coisa, mas estou focado no que preciso fazer. Independentemente do que as pessoas de fora falem, eu sei o que preciso fazer, sei o trabalho que estou fazendo para jogar. O que falam não vai tirar meu foco. Estou focado, sei pelo que preciso trabalhar. Estou tranquilo. Hoje, voltei muito bem e estou muito feliz com isso”, concluiu.
Desempenho em Campo e Expectativas Futuras
Em sua volta ao time, De la Cruz atuou por pouco menos de meia hora e teve uma oportunidade de marcar. No entanto, ele reconheceu que ainda precisa recuperar o ritmo de jogo, consequência do mês fora dos gramados. “O time é muito forte e fechado. Então, quem entra se sai muito bem. Trabalhamos para isso. Hoje, eu tentei acompanhar o ritmo do jogo, mas não consegui. Mas isso é normal, porque fiquei fora por um tempo. O time tentou ajudar a todo momento”, valorizou o uruguaio, que agora se prepara para os desafios que estão por vir.