Às vésperas da decisão do Brasileirão sub-20 entre Corinthians e Palmeiras, o ESPN.com.br separou os destaques da última edição do torneio e o que aconteceu com eles quase um ano depois da competição

Corinthians e Palmeiras decidem neste domingo (25), às 11h, na Neo Química Arena, o Campeonato Brasileiro sub-20. E a decisão, recheada de joias para ambos os lados, reserva um dérbi para Vítor Pereira e Abel Ferreira ficarem de olho.

Pensando nisso, o ESPN.com.br separou os destaques da última edição do nacional e, quase um ano depois, como e onde estão os jogadores que brilharam na edição vencida pelo Internacional por 3 a 1 no agregado em cima do São Paulo .

Gabriel Silva: da artilharia a empréstimo em Portugal

Com 16 gols marcados em 17 jogos, Gabriel Silva foi o máximo artilheiro da competição vestindo a camisa do Palmeiras, que foi eliminado pelo Colorado nas quartas de final. O jogador também liderou as participações em gols. Ao todo, além das bolas nas redes, deu cinco assistências, sendo decisivo em 21 tentos.

No entanto, sem muitas chances no profissional, está emprestado ao Santa Clara , de Portugal.

O atacante chegou em julho à Europa e tem vínculo até junho de 2023. Ao todo, tem um gol marcado em sete jogos pela equipe portuguesa. Sem opção de compra ao final da cessão, o atacante deve voltar ao Alviverde , com quem tem contrato até junho 2025.

'Garçom', Lázaro foi de peça de Paulo Sousa à Espanha

Com sete assistências na última edição do Brasileirão sub-20 ao lado de Juninho , do Botafogo , e Júlio César , do Atlético-MG , Lázaro foi um dos destaques da competição. E veio a colher o fruto nos profissionais.

No início da atual temporada, o camisa 13 se tornou 'xodó' de Paulo Sousa e conquistou oportunidades na equipe profissional do Flamengo , algo que não aconteceu com Domènec Torrent, Rogério Ceni e Renato Gaúcho .

Nos 45 jogos que fez em 2022 pelo Rubro-Negro , marcou oito gols e deu sete assistências, chamando atenção do futebol europeu. O West Ham tentou sua contratação, mas o meia-atacante acabou sendo negociado com o Almería por sete milhões de euros (cerca de R$ 36,5 milhões) .

Do destaque a pênalti decisivo perdido

Rubens se firmou nos profissionais do Atlético-MG em 2022 após fazer grande Brasileirão sub-20 em 2021. Com 10 gols marcados, incluindo um hat-trick, o meia, que se tornou também lateral-esquerdo na equipe principal, foi o grande nome do Galo .

Com 36 jogos, um gol e uma assistência na atual temporada, a joia de 21 anos, no entanto, tem um episódio para 'esquecer' . Na Conmebol Libertadores , após 0 a 0 no Allianz Parque, bateu o último pênalti atleticano e parou em Weverton . Em seguida, Murilo bateu e classificou o Verdão à semifinal.

Gols, participação e 12º jogador de Felipão

Com 17 gols e quatro assistências, Rômulo foi o vice-artilheiro e também o segundo com mais participações em bolas nas redes no Brasileiro sub-20. O destaque do Athletico-PR ganhou chances na equipe profissional do Furacão em 2022 e se tornou uma espécie de 12º jogador de Felipão .

Com 41 jogos e nove gols na atual temporada, o camisa 35, aos 20 anos, teve importante participação na Libertadores. Nas oitavas de final, contra o Libertad , marcou o gol decisivo no Paraguai que classificou o finalista clube parananense às quartas de final.