O volante Gustavo Cuéllar viaja para Porto Alegre e será reintegrado ao elenco do Flamengo para o jogo com o Internacional, nesta quarta-feira, pelas quartas de final da Copa Libertadores. A decisão foi tomada pelo vice de futebol Marcos Braz, que voltou atrás da decisão de afastá-lo por tempo indeterminado do elenco. A informação foi publicado inicialmente pelo “Globoesporte” e confirmado pelo 'Jogo Extra'.
MARCELO BARRETO: O trabalhador, o patrão e o futebol
O volante conversou como dirigente ainda no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira, e se colocou à disposição depois de tratar de problemas pessoais. Braz acatou o retorno, mas a utilização do jogador como titular na partida decisiva dependerá do técnico Jorge Jesus. O português, inclusive, repreendeu o atleta após a vitória contra o Ceará, no último domingo.
ANÁLISE: Flamengo dá um contundente recado aos rivais
— São outros interesses que precisam ser analisados por ele e pela diretoria. O símbolo do Flamengo é que está acima. Não é jogador, não é treinador. Quando alguém pensa que está à frente do clube, vai ter problemas. Nos faz falta como jogador. Ele vai ter que assumir as consequências da atitude que tomou. Vão chegar a uma decisão — alertou Jesus.
Gustavo Cuéllar havia sido afastado por tempo indeterminado do Flamengo na última sexta-feira. Em nota, o clube informou que o volante pediu para não ser relacionados para os próximos jogos alegando "problemas pessoais". A vice-presidência de futebol discordou do posicionamento e decidiu afastá-lo para manter a concetração do elenco.
O motivo alegado, na realidade, é a proposta do do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Cuéllar não quer ir para qualquer tipo de embate por conta da oferta válida para a saída, que aguarda apenas a liberação do clube.O Flamengo não quer se desfazer de mais um jogador importante no meio de uma temporada. No entanto, o volante mantém o desejo de ser negociado. A janela de transferências se encerra no dia 2 de setembro.
Cuéllar já havia pedido para ser negociado mais de uma vez. O Flamengo inicialmente aceitou a proposta, mas depois recuou, em função também do fracasso na contratação de Balotelli. O atleta quase não enfrentou o Internacional na quarta-feira, no Maracanã, pois estava focado em resolver sua saída, mas a direção não concordou.
Dono de 70% de Cuéllar, o Flamengo quer que o Deportivo Cali, da Colômbia, que tem 30%, ceda um pouco de sua parte para fechar. Representante do jogador, Gian Petruzziello foi à Colombia para negociar a liberação, mas voltou ao Brasil sem uma solução e aguardava ser chamado pelo Flamengo para tratar o assunto.
O clube quer ficar com um percentual maior de uma eventual venda. Os valores da proposta giram em torno de oito milhões de euros, ou R$ 35 milhões. O Flamengo, portanto, ficaria com cerca de R$ 24 milhões.