O Flamengo enfrenta o Internacional , nesta quarta-feira, com o objetivo principal de defender sua posição no G4 que classifica diretamente para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem, mas pode dar ainda uma alegria extra à sua torcida: tirar do Botafogo o título simbólico de campeão do 1º turno.
Até aqui, o Botafogo tem a melhor campanha da primeira metade da competição, com 40 pontos ganhos, 12 vitórias e saldo de 15 gols. Porém, se o Flamengo conseguir uma vitória por dois gols de diferença, empata em pontos, em vitórias e em saldo de gols. Hoje, já tem vantagem no critério de gols marcados ( 32 contra 31), e com a vitória essa margem seria ampliada.
Veja como está a classificação do 1º turno. No celular, para ver as colunas de vitórias, empates, derrotas, gols e a evolução do aproveitamento de pontos das equipes, mova a tabela para a esquerda.
O jogo desta quarta-feira será disputado no Beira-Rio, estádio do Internacional que foi destruído pelas enchentes em Porto Alegre. O Flamengo é o quarto colocado na classificação geral, e o Internacional , o quinto com dois pontos a menos. Se o Inter vencer, tira o Flamengo do G4 que leva diretamente para a fase de grupos, embora um título do Botafogo na Libertadores, por exemplo, possa abrir uma vaga direta também para o quinto colocado.
Internacional x Flamengo é válido pela 17ª rodada e foi adiado para que o Inter pudesse enfrentar o Juventude pela Copa do Brasil, em outra partida postergada em consequência das tragégias climáticas que destruíram grande parte do Rio Grande do Sul. Ainda faltará um jogo do 1º turno a ser disputado, Athletico-PR x Atlético-MG , sem data definida, mas o resultado não impacta nas primeiras colocações da classificação.
A equipe gaúcha começou a ter jogos adiados após a quarta rodada. Até então, era vista como uma das favoritas ao título. Quando suas partidas começaram a ser adiadas, sua posição na classificação por pontos foi despencando, como mostra o gráfico abaixo.
O confronto contra o Internacional é o único do Flamengo fora da ordem da tabela original. Já com o Inter foi bem diferente: o quinto jogo no gráfico foi válido pela sétima rodada, após a paralisação do Brasileirão por 18 dias, entre 14 e 31 de maio. O jogo pela 15ª rodada é o 13º no quadro abaixo, mas o 14º da equipe pelo Brasileirão, pela ordem de disputa, já valia pela 18ª rodada.
A equipe chegou a ter cinco jogos adiados. Conforme (pela ordem) os jogos da sexta, quinta, 19ª e 16ª rodadas foram sendo disputados, o Internacional foi subindo na tabela de classificação. Pelo Brasileirão, a equipe gaúcha não perde há 11 jogos e só perdeu um dos últimos 16 confrontos pelo nacional (9 V, 6 E, 1 D, 69%).
A missão do Flamengo pela melhor campanha do turno não será fácil: nos últimos 11 jogos, a equipe teve quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas, aproveitamento de 42% dos pontos disputados.
Embora o título de campeão do primeiro turno tenha valor apenas simbólico, ao longo das temporadas foi se mostrando um indicador importante sobre o potencial de uma equipe ser campeã do Brasileirão, principalmente quando os jogos foram disputados na ordem original.
Apenas em seis das 18 edições por pontos corridos com 20 equipes (33%), o campeão da primeira metade do campeonato não confirmou o título ao final da competição, como mostra o gráfico abaixo.
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Igor Mattos, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti.